r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

13 fevereiro 2008

Sonho da casa própria: Fase 1

A busca pela casa própria tem aquecido o mercado imobiliário paulista - se não o brasileiro -, onde um número cada vez maior de assalariados busca equacionar números para comprar seu tão sonhado imóvel. Estou a algum tempo pesquisando os imóveis, acompanhando indicadores e literalmente peneirando as ofertas em busca de um investimento que caiba no bolso e que se aproxime do que foi idealizado. Vou aproveitar esse espaço para falar um pouco do que vi, motivado pela matéria do Estadão sobre a redução do juro para crédito imobiliário (o link para a matéria completa está logo abaixo, em Hyperlink) que sem dúvida é uma boa notícia para todos.

Para quem apenas sonha com a compra de um imóvel um bom ponto de partida é uma pesquisa pela internet. Com um pouco de dedicação você pode encontrar uma série de sites com as mais diversas informações! Recomendo uma lida na edição especial da Veja: Guia Imobiliário. Nela você tem uma idéia dos bairros que estiveram na mira das construtoras, as maiores incorporadoras e vários outros detalhes importantes.

Uma boa fonte de pesquisa e comparação de imóveis são as corretoras. Pesquise preços, bairros e veja as vantagens que cada um oferece! Uma dica pra quem pode esperar alguns anos pelo apartamento é comprar na planta. Investindo quando a construção ainda está no papel você economiza até 30% e ainda pode escolher o apartamento que mais te agrada - claro, a escolha da construtora é fundamental para diminuir o risco de ver o sonho da casa tornar-se o pesadelo da obra parada -. Segundo a Embraesp (empresa brasileira de estudos de patrimônio) as maiores construtoras de 2006 são:

  1. Cyrella - http://www.cyrela.com.br/
  2. Gafisa - http://www.gafisa.com.br/
  3. Even - http://www.even.com.br/
  4. Eztec - http://www.eztec.com.br/
  5. Setin - http://www.setin.com.br/
  6. Rossi Residencial - http://www.rossiresidencial.com.br/
  7. Company - http://www.company.com.br/
  8. MRV - http://www.mrv.com.br/
  9. Schahin - http://www.schahin.com.br/

No momento da compra é importante considerar alguns pontos:

  • Qual o valor do m²? Ele é compatível com o tipo de imóvel e da região que você escolheu?
  • Quem é a construtora? Ela tem a confiança do mercado? Verifique os últimos empreendimentos para saber se houveram atraso na entrega do imóvel, problemas com documentação (o que pode gerar um embargo da obra) ou mesmo as promessas feitas a compradores que não foram cumpridas.
  • Qual o custo real do seu imóvel? Cada construtora tem uma maneira de apresentar o custo! Por exemplo, no preço do imóvel pode não estar incluso o custo de decoração das áreas comuns (mesmo estando prometidas nos folders, pois dizer que será decorada não significa que não terá custo extra), itens da varanda como a churrasqueira, gerador de energia para os elevadores e portão de entrada, entre muitos outros detalhes. Você pode ter uma surpresa quando somar todos os extras.
  • Localização é fundamental! Defina os bairros que você quer morar e foque neles, pois as ofertas são tantas que de pouco em pouco você ja terá saído de São Paulo e estará comprando um imóvel dos sonhos com o preço que você quer... em Santos! Uma dica é não comprar pensando no seu serviço, pois amanhã você não sabe onde vai estar trabalhando, mas pensar sim em referência que tem pouca chance de mudar como o endereço da sua família.
  • Não acredite apenas em palavras no momento da compra! Tudo que for negociado deve constar no contrato, assim como todos os itens prometidos devem constar no memorial descritivo - o documento, anexo ao contrato de compra, que descreve todos os modelos, tipos e marcas dos produtos usados no seu apartamento e em todo o prédio.
  • Um custo importante a ser considerado na compra é o condomínio! Afinal será um custo mensal, uma valor a ser pago durante todo o tempo de permanência no apartamento. Uma estimativa pode ser feita multiplicando a quantidade de m² por 3, 4 ou 5 (imóveis com pouca infra, infra mediana ou alto padrão). Por exemplo, um apartamento de 80m² padrão do mercado tem um condomínio estimado de R$320,00.

Pense bem e faça a sua escolha com calma! Ah, ja ia esquecendo: boa sorte!


HYPERLINK
Estadão: Caixa reduz juro para compra de imóvel com recurso da poupança aqui
Veja: Guia imobiliário 2005 aqui
Veja: Guia imobiliário 2007 aqui
Embraesp aqui

Nenhum comentário: