r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

15 outubro 2007

Feeds, RSS e Atom: Admirável mundo novo

Sou leitor assíduo de blogs à alguns anos. O tempo dedicado aos tradicionais sites de tecnologia como IDG, PC Magazine, PC World e Informática Exame foi aos poucos compartilhado com fórums e blogs (como o Fórum do Baboo, Fórum PCs e GSF). Como uma coluna tradicional de jornal, o Blog coloca você em sintonia com os últimos acontecimentos sob a perspectiva do seu colunista predileto. Quanto mais o tempo passava mais sites entravam no meu hall da fama, até que o tempo que eu tinha para me manter atualizado não era suficiente.

Procurando otimizar meu tempo procurei entender melhor o mundo dos feeds. Boa parte dos sites que eu conhecia disponibilizavam seu conteúdo através do RSS ou do Atom, e eu ja estava enjoado de ler as vantagens desses formatos. Para adentrar nesse mundo eu precisava de um intermediário e o escolhido foi o Google Reader. Alguns motivos que motivaram minha escolha foram 1. ser da grife Google (preciso comprar minha camiseta oficial I Love Google); 2. ser um serviço online, tirando das minhas costas a preocupação com instalação, atualização e backups; 3. a familiaridade, pois ja havia testado timidamente no passado - na época o layout não me estimulou -.

Imagine ter uma revista nova por dia, disponível em um único endereço de forma prática, sem propagandas e personalisável: essa é a sensação que você tem quando assina RSS/Atom.

Pouco tempo passou e posso afirmar que essa ferramenta é fundamental para quem gosta de informação! Tenho vários sites inscritos, cobrindo vários assuntos diferentes, e consigo me manter atualizado mesmo na correria diária. Inclusive alistei mais um amigo no exército dos feeds, o Ricardo do Silver Portal. É impressionante como uma ferramenta tão prática como essa passa desapercebida, mesmo quando trabalhamos com/vivemos cercados pela tecnologia.

Se você quiser conhecer mais sobre esse admirável mundo novo dos Feeds, RSS e Atom - e usufruir deles, sabendo das últimas notícias dos seus assuntos prediletos - indico o post escrito pelo Bruno Torres, em seu site. Está bem completo!

Vamos começar? Então assine o feed do blog Beira Mar clicando aqui. Eu recomendo! :)

Nenhum comentário: