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15 fevereiro 2008

Reclame seus direitos

Tem sempre alguém reclamando de alguma coisa. Seja da prestação de algum serviço, do emprego, de um produto recém comprado que apresentou defeito ou de inúmeras outras coisas possíveis (tem até aquelas que são impossíveis!). Agora, vamos ser sinceros, o que adianta reclamar sem tomar nenhuma atitude? Não acho válido dedicar tanto tempo lamentando e tão pouco dele tomando atitudes para mudar o que não queremos.

Com esse espírito escrevo esse post para dar o caminho das pedras para os consumidores de bens e serviços. Você comprou um produto que apresentou defeito? Ficou insatisfeito com a prestação de algum serviço? Nesses casos exija seus direitos!

O primeiro passo é entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa. Caso seja por telefone, anote o dia, a hora e a duração da ligação, não esquecendo do nome do contato. Se o contato for feito pela internet através de e-mail vale guardar a mensagem, pois ela serve como prova do contato e registra sua reclamação junto a empresa. Não esqueça de pedir o número de atendimento (toda ligação feita aos serviços d e atendimento é cadastrada e ganha um número de controle) e, caso a solução não for imediata, uma data prevista para a solução do problema.

O segundo passo é entrar em contato com os órgãos de proteção ao consumidor. Os mais conhecidos são o PROCOM - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (ligada ao Governo do Estado de São Paulo, a fundação tem como objetivo apoiar o consumidor) e a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações (a agência, como próprio nome diz, tem presença nacional e recebe as reclamações de todos os usuários de telefonia, seja fixa ou celular). Ambos os órgãos solicitam o histórico da reclamação (aquelas informações que você, seguindo as dicas acima, já separou) e cobram uma posição da empresa acionada.

Um terceiro passo, muito importante na minha opinião, é botar a boca no trambone. Se você for mal atendido e não conseguir uma solução em tempo hábil, divulgue aos quatro ventos o seu caso e compartilhe sua experiência - dessa forma quem for alertado pode evitar ser uma futura vítima -. Para compartilhar sua experiência existem várias opções, mas vou destacar algumas: Orkut, blog, site Reclame Aqui e Ivox (esse dois últimos foram criados especificamente para recolher a experiências dos consumidores com produtos e prestação de serviços).

Esse terceiro passo serve inclusive como complemento do texto que postei a alguns dias, Sonho da casa própria. É importante verificar a credibilidade dos prestadores de serviços - no caso da matéria sitada as construtoras - antes mesmo de fechar o um negócio. Investir em uma empresa que ja recebeu muitas reclamações no passado é apostar na sorte!

Sempre que possível pesquise antes de comprar um bem de consumo ou serviço, usando as mesmas referências citadas acima e mais essa: a Associação Pro Teste. Com a meta de defender o consumidor a associação faz constantes testes com produtos do mercado para avaliar qualidade e comparar marcas, em busca do melhor investimento para o futuro comprador.

Depois de tantas dicas, fica um voto de boa sorte e boas compras! :)


HYPERLINK
Site da Anatel aqui
Site do Procon aqui
Site Ivox aqui
Site Pro Teste aqui
Site Reclame Aqui aqui

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