r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

09 janeiro 2008

Escrevendo comandos em formato texto (em html)

Resolvi escrever esse post enquanto escrevia sobre o resumo de post expansível (um dos últimos assuntos que postei por aqui). Naquele texto eu precisei publicar vários códigos em html, a linguagem usada para criar essa página em que escrevendo agora.

O problema é que a página do blog é escrita em html, por isso sempre que você coloca algum comando ele automaticamente interpreta. Por exemplo, quando escrevo <b>exemplo</b> o blog interpreta como texto em negrito e exibe exemplo. Quando você quer escrever comando na forma de texto são necessários alguns artifícios.

Um deles é substituir é os caracteres especiais - letras reservadas na linguagem html para serem usadas em comandos - pelos respectivos caracteres de escape (conhecidos como charactere entitie, ou apenas entitie). Os caracteres de escape são uma forma codificado, criada na linguagem html para que o browser renderize o símbolo desejado.

Por exemplo, para escrever <b>exemplo</b> é preciso escrever &lt;b&gt;exemplo&lt;/b&gt; em html no post. Para saber mais sobre entities acesse os links que destaco logo abaixo.

LINKS
Revolução.etc - para quem procura mais informações sobre caracteres especiais, character entities, NCR (Numeric Character References ou referência numérica de caracteres), ampersand, entre outros

XHTML Character Entity Reference - site que contém uma lista de entities de caracteres permitidos no XHTML. Basta passar o mouse sobre o símbolo para ver a entitie respectiva.

Nachspielzeit - exemplos de tags permitidas no html

Conversor automático de <> - site hospedado pela Stanford University que cria converte aspas em entities de forma rápida e prática

4 comentários:

Jaqueline Amorim disse...

Olá Rogério, em uma das publicações que estou escrevendo em meu blog e ainda não foi ao ar eu precisei utilizar códigos entities para facilitar a vida dos leitores. O que ocorre é que eu estava usando um programinha que baixei de conversão, terrível por sinal, carregava muito o meu computador. Pesquisando na internet sobre conversores cheguei até aqui e, estou escrevendo um artigo sobre os entities que, publicarei hoje, e indico este conversor também indicado por você. Puxei um link do seu blog e deste artigo para que meus leitores possam visitá-lo. Espero que não se incomode. Obrigada pela excelente dica que eu procurava pois este conversor está sendo minha salvação. Beijos e bom restante de semana! :D

Rogério Buzelli disse...

Que bom que gostou, Jaqueline! Passei pelos seus blogs, gostei bastante do que fala de Vida Saudável! Saúde é uma coisa que o dinheiro não compra, é importante termos cuidado e atenção com a nossa.
Fico feliz por ter ajudado, volte sempre. :)

Jaqueline Amorim disse...

Oi Rogério! Seu blog é muito bom e dá dicas bem legais, adorei seu espaço. Obrogada também pelos elogios! Espero que volte sempre! Beijos e bom domingo! :)

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom