r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

22 janeiro 2008

Avatar: The Last Airbender


Avatar: A Lenda de Aang, como é conhecida no Brasil, é uma série animada do canal Nickelodeon que começou a ser exibida em 2005. Também conhecida por Avatar: War of Elements, a série mostra a vida de Aang, um menino de 12 anos criado por monges que tem um destino importante: ser o Avatar, um mestre dos quatro elementos (ar, água, terra e fogo) que trará paz e harmonia aos povos que habitam seu mundo: os Nômades do Ar, a Tribo da Água, o Reino da Terra e a Nação do Fogo. O espírito do Avatar reencarna a cada 100 anos em um dos povos, seguindo sempre um padrão e aprende com cada um deles a arte da Dobra - uma forma de manipulação dos elementos através de movimentos de artes marciais, predominantemente chinesa -, dominada por alguns homens e mulheres e passada de geração para geração dentro de cada um deles.

Em HYPERLINK, logo abaixo, vou indicar algumas páginas que explicam detalhadamente o desenho - afinal, não vou reinventar a roda ja que a Wiki tem um texto muito bom -. Aqui quero registrar a minha opinião. Meu primeiro contato com esse desenho foi uma passada de olhos enquanto ele era exibido pela Globo nas manhãs semanais. O pouco que vi chamou a atenção pela qualidade dos desenhos - ja que a TV do serviço fica sem som e por isso eu não tinha idéia da história ou dos diálogos - e me fez procurar mais detalhes pela internet.

Descobri que cada ano da série é chamada de Livro, e que de 2005 à 2007 - quando comecei a me interessar - ja tinham sido apresentados o Livro 1: Água, 2: Terra e 3:Fogo. O tema, envolvendo a cultura oriental (as artes marciais e a religião são temas rotineiros abordados nos episódios) e os quatro elementos da natureza - ou os cinco elementos correspondentes aos Tattwas, ja que Aang costuma falar da importância do Espírito para os dobradores - me chamou
a atenção e comecei a procurar os episódios. Pelo pouco tempo livre que tenho acabei dando preferência para a série Supernatural, da Warner, que eu ja conhecia e tinha os box.

Na semana passada, depois de acabar com Supernatural, aproveitei uma noite de pouco sono para assistir o primeiro capítulo do Livro 1 e em uma semana ja assisti os primeiros 16 capítulos! É uma série envolvente, com capítulos de curta duração (cerca de 22 minutos cada). Vale a pena conferir!

Você pode encontrar o box com o Livro 1 de Avatar em DVD nas lojas ou locadoras ou assistir pela teve no Nickelodeon (de segunda a sexta às 18hs, finais de semana às 13h30). A série também costumava ser exibida pela TV Globo, mas foi tirada do ar e só Deus sabe se volta a grade da emissora.


HYPERLINK
Wiki: Todos os detalhes de Avatar aqui
Wiki: Quatro elementos aqui
Wiki: Os Cinco Elementos da cultura oriental aqui e aqui (texto divulgado pela Federeção Internacional de Taekwon-Do)
Avatar Brasil, o maior fã-site de Avatar no Brasil aqui
Mundo Avatar, fã-site aqui

2 comentários:

Avatar disse...

Seu blog e ate legal mas eu acho que vc deve escrever menos e enfeiter mais. Sebe uh... Para dar mais vida al texto conserteza vai cahmar mais a atenção dos leitores
ps:isso não foi uma critica e sim um comselho

Rogério Buzelli disse...

Valeu pelo comentário! Eu gosto muito de escrever, por isso dai tanta coisa! rs Bom que gostou (mesmo que seja um pouquinho!)
:)