Harry Potter e as Relíquias da Morte
- spoiler -
aviso aos navegantes: esse post contém detalhes do livro e não é recomendado para quem ainda não leu e que tem feito de tudo nos últimos meses para não saber nada que estraguem as surpresas
- spoiler -
aviso aos navegantes: esse post contém detalhes do livro e não é recomendado para quem ainda não leu e que tem feito de tudo nos últimos meses para não saber nada que estraguem as surpresas
- spoiler -
Post original de 30/11/07 . 10:39
Demorou... e muito... mas valeu a pena esperar! Foram 714 dias desde HP e o Enigma do Príncipe - considerando nos dois casos a data de lançamento das versões traduzidas na Terra de Santa Cruz -, tempo mais que suficiente para os fãs levantarem mil e uma hipóteses sobre o destino do jovem bruxo.Depois de amargar uma espera de dois meses pela entrega da tão aguardada tradução de Harry Potter and the Deathly Hallows (comprei antecipado em setembro) recebi minha cópia dia 10, data do lançamento oficial. Deixando os "mas", "poréns" e "entre tantos" de lado - como o descaso de alguns lojas que começaram a vender os livros antes do combinado com a editora e a diferença de qualidade da edição brasileira quando comparada com sua irmã americana, que tem capa dura e várias artes de capa diferentes para o deleite e escolha dos fãs - o livro atendeu todas as expectativas! Nas páginas do sétimo e último (será mesmo?) livro temos várias interrogações sanadas, com destaque para as lembranças de Severo Snape, que confirmaram minha suspeita depois da briga dele com Dumbledore, testemunhada por Hagrid no Enigma do Príncipe, e principalmente depois das palavras finais de Alvo quando esse foi executado no alto da torre de astronomia.
O que gostei: 1. O ritmo acelerado que começa logo nas primeiras páginas, quando HP é transferido da casa dos tios para a Toca. 2. As melhores cenas de ação de toda a série, como ja era esperado. 3. O esclarecimento de vários momentos do passado de Harry e de outros personages secundários, como os motivos de Snape. 4. Rever Dumbledore é muito bom! O último livro não poderia ficar sem sua presença.
O que não gostei: 1. Ser o últimos livro que nos leva ao mundo bruxo (será mesmo?). Vou sentir falta 2. Tanto tempo vendo o teto da mesma barraca! Nem discuto se o texto poderia dar aos três (Harry, Hermione e Rony) uma outra opção, acho até que condiz com o desenrolar do texto! Mas caraca, Não podia ter mostrado a perspectiva de outra pessoa, ou destacar outros fatos que aconteceram nesse período? Tinha tanta coisa acontecendo! 3. Todas as mortes! Desde as primeiras páginas sobra sangue para todos os lados. Queria outro destino para alguns desses personagens, reconheço que mais pelo carinho. 4. A maneira como o passado é finalmente explicado para Harry! Foram sete livros com poucas pistas e do nada tudo é esclarecido, ficou uma cena jogada no meio do texto.
O livro fecha bem a história de Harry Potter, esclarece muito do passado e mostra algumas cenas do futuro! Recomendo a série para leitores de todas as idades. Para os fãs que ja leram o livro fica a expectativa pelos filmes: O Enigma do Príncipe está em fase de produção e tem a estréia programada para novembro de 2008!
Nenhum comentário:
Postar um comentário