r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

29 janeiro 2008

Aniversário de São Paulo: 454 anos

Mesmo não escrevendo no dia certo, 25 de janeiro, não vou deixar de falar do aniversário da minha cidade do coração: São Paulo! Uma metrópole em plena expansão, a cidade completou 454 anos de muitas histórias, tradições, mudanças e adaptações. Por ser o centro econômico do país, São Paulo acaba recebendo muitas pessoas de outros estados, vindo em busca de emprego e de melhores condições de vida.

Para quem não conhece a cidade ou mesmo para muitos que vivem na cidade mas que ainda não viveram a São Paulo, sugiro algumas paradas: a Catedral da Sé, com sua bela arquitetura, guarda a pequena distância o marco 0 da cidade, o Pátio do Colégio (onde foi rezada a primeira missa), o mosteiro de São Bento, o Teatro Municipal (aproveite para conferir o evento que estiver em cartaz, as instalações são belíssimas) e o largo São Francisco; a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa; o Mercado Municipal ou Mercadão como é conhecido (não deixe de provar o tradicional lanche de mortadela e o pastel de bacalhau); o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência; o Parque do Ibirapuera, ponto de encontro dos paulistas; a Avenida Paulista com seus teatros, cinemas e toda a fauna típica das metrópoles (barzinhos, livrarias, teatro e cinema fazem parte do cenário); a Rua 25 de Março e a Rua Santa Efigênia, dois pontos de compras famosos pela concentração de lojas de roupa e eletrônicos; enfim, são muitas opções entre programas culturais, culinária e comércio.

Procurando pela internet, em livros ou mesmos jornais você pode encontrar várias histórias de brasileiros que venceram na cidade grande, criando oportunidades e construindo uma sólida carreira profissional. Também podemos encontrar a história dos ilustres filhos da cidade que com seu talento, seja ele expresso em poesias e rimas ou em cores de variadas matizes (aproveitando, não deixe de visitar o Masp e a Oca, dois focos de arte).

Outro destaque desse aniversário foi o presente que a cidade recebeu do Governador Serra e do Prefeito Kassab: um túnel que cruza a Av. Washington Luís, dando acesso da via centro-bairro para o aeroporto de Congonhas. Essa obra foi mais um passo importantes para melhorar o trânsito na região! Até alguns meses atrás o percurso de 300 metros entre o Aeroporto e o cruzamento com a Av. Jornalista Roberto Marinho somava 5 semáforos, se considerarmos os dois sentidos. Seguindo um plano de reestruturação os cruzamento foram sendo eliminados até que restar apenas um farol (semáforo ou sinaleira, o nome muda em alguns lugares do Brasil), que dava acesso ao aeroporto.

Como paulistano digo parabéns à São Paulo - e como motorista agradeço à todos os envolvidos nessa obra -. E que venham os 455 anos!


HYPERLINK
G1: Inauguração do túnel para o Aeroporto de Congonhas aqui

Nenhum comentário: