Otimizando o Firefox: Consumo de memória quando minimizado
Na minha opinião, uma das grandes vantagens do Firefox é a facilidade para otimizar suas funções. Além dos muitos add-on´s, que agregam funcionalidades e personalizam o navegador conforme o gosto do freguês, o navegador fornece ferramentas de fácil acesso para alterar suas configurações.
Já comentei no passado algumas dicas para otimizar o consumo de memória RAM (segue abaixo o link com o tutorial). Uma das opções era a configuração config.trim_on_minimize true
, que na época não me pareceu util. Volto agora para atualizar aquele post e explicar como essa função pode ser útil!
Detalhando a operação, com as palavras de Leandro Mercês Xavier:Nos sistemas operacionais Windows, quando um programa é minimizado durante um período de tempo, o Windows pode recuperar a memória deste para uso em outros programas que vierem a necessitá-la.
As aplicações Mozilla são armazenadas na memória, isso faz com que o Windows seja mais “agressivo” para recuperar a memória utilizada por essas aplicações, o que pode causar um atraso quando a janela do programa for restaurada.
A preferência config.trim_on_minimize
determina se o windows pode recuperar a memória usada por uma aplicação mozilla que estiver minimizada.
Em resumo, essa opção faz com que a memória consumida pelas páginas carregadas pelo navegador sejam liberadas quando a janela do Firefox estiver minimizada. Essa função é muito prática, terminando com a necessidade de fechar o Firefox quando precisamos rodar uma aplicação que consuma mais memória - basta minimizá-lo! -.
Tente você também com as seguintes etapas:
Pronto! Feche a janela e teste a nova configuração.about:config
da barra de endereços e clique Enter. Fazendo isso você vai ver na tela uma série de configurações do seu Firefox!config.trim_on_minimize
e tecle Enter.
HYPERLINK
Blog do Fernando Xavier aqui
Base de conhecimento da Mozilla com detalhes da configuração config.trim_on_minimize true
aqui
Resolvendo o problema de memória do Firefox, post atualizado do blog aqui
Um comentário:
Para eu: chinês misturado com coreano com uma certa influência Tailandesa...
Postar um comentário