r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

25 março 2008

Otimizando o Firefox: Consumo de memória quando minimizado

Na minha opinião, uma das grandes vantagens do Firefox é a facilidade para otimizar suas funções. Além dos muitos add-on´s, que agregam funcionalidades e personalizam o navegador conforme o gosto do freguês, o navegador fornece ferramentas de fácil acesso para alterar suas configurações.

Já comentei no passado algumas dicas para otimizar o consumo de memória RAM (segue abaixo o link com o tutorial). Uma das opções era a configuração config.trim_on_minimize true, que na época não me pareceu util. Volto agora para atualizar aquele post e explicar como essa função pode ser útil!

Detalhando a operação, com as palavras de Leandro Mercês Xavier:

Nos sistemas operacionais Windows, quando um programa é minimizado durante um período de tempo, o Windows pode recuperar a memória deste para uso em outros programas que vierem a necessitá-la.

As aplicações Mozilla são armazenadas na memória, isso faz com que o Windows seja mais “agressivo” para recuperar a memória utilizada por essas aplicações, o que pode causar um atraso quando a janela do programa for restaurada.

A preferência config.trim_on_minimize determina se o windows pode recuperar a memória usada por uma aplicação mozilla que estiver minimizada.

Em resumo, essa opção faz com que a memória consumida pelas páginas carregadas pelo navegador sejam liberadas quando a janela do Firefox estiver minimizada. Essa função é muito prática, terminando com a necessidade de fechar o Firefox quando precisamos rodar uma aplicação que consuma mais memória - basta minimizá-lo! -.

Tente você também com as seguintes etapas:

  1. Digite about:config da barra de endereços e clique Enter. Fazendo isso você vai ver na tela uma série de configurações do seu Firefox!
  2. Clique com o botão direito sobre a página em exibição e escolha a opção New > Boolean (ou Novo > Boolean no Firefox em português);
  3. Uma pequena janela abrirá. Nela, digite config.trim_on_minimize e tecle Enter.
  4. Na nova janela, você terá duas opções: escolha True para permitir que o Windows recupere a memória quando a aplicação for minimizada.
Pronto! Feche a janela e teste a nova configuração.


HYPERLINK
Blog do Fernando Xavier aqui
Base de conhecimento da Mozilla com detalhes da configuração config.trim_on_minimize true aqui
Resolvendo o problema de memória do Firefox, post atualizado do blog aqui

Um comentário:

Unknown disse...

Para eu: chinês misturado com coreano com uma certa influência Tailandesa...