r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

17 março 2007

Resolvendo o problema de consumo de memória do Firefox

Um problema que me incomoda a algum tempo no Firefox é o consumo de memória.

Explico: como um bom fã de Internet, costumo navegar bastante em blogs e site como o deviantART. Minhas muitas abas concorrentes são testemunhas do meu esforço em maximizar a utilização do meu tempo e, conseqüêntemente, gastar minhas reservar de memória. Acontece que, conforme vou fechando as abas a memória consumida continua firme e forte! Nem um byte é liberado! Agora, imagine você estar com a página do G1 aberta (somente ela!) e ter o firefox consumingo 349MB de RAM! Fala sério!

Esse problema vem desde os primórdios do 1.5, mas não cheguei a investigar uma causa ou solução. Apesar de ser um incomodo, meu 1GB de RAM estava dando conta satisfatoriamente e o tributo máximo exigido para a boa convivência era fechar e abrir o Firefox, zerando o contador no Task Manager. Acontece que, a poucos dias, a Bia polemizou em seu blog dizendo que estava voltando para o IE - ela sabia das consequencias do seu comentário, mas quis ser solidário com a Blogosfera e compartilhar os motivos que levaram ela a essa decisão. Como sempre, a melhor ferramenta é aquela que me atende, indiferente de fabricante, credo ou raça! -. Entre as várias repercursões geradas por esse comentário li o artigo do Marcelo Alves, da sourbox.net.

O culpado é o recurso Intante back cache. Essa função faz com que a raposa mantenha em memória os documentos gerados pelas páginas que você visitou recentemente, além do normal chache em disco. Maiores detalhes no artigo original, que você encontra aqui.

Obrigado Marcelo! Ja testei e aprovei sua dica, com algumas diferenças:

browser.sessionhistory.max_total_viewers 0 OK
browser.cache.disk.capacity 0 OK
browser.cache.memory.capacity 0 OK
config.trim_on_minimize true OK

Agora falta entender como desabilitar a função Enviar Imagem, disponível quando clicamos com o botão direito do mouse.

Nenhum comentário: