r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

26 dezembro 2007

O QI da Glória Maria

Estava de bobeira pelo site da Globo.com quando vi em destaque uma entrevista da EGO com a apresentadora Glória Maria. A matéria, que nada acrescenta, fala do mistério que a apresentadora promove a volta de sua idade. Agora você pode perguntar: o que isso tem a ver com o QI? QI, ou Qualidade da Informação, são as palavras chave!



Em dois segundos o Google e as palavras gloria + maria + idade me levaram ao Wikiquote, e a data tão misteriosa estava estampada: 15/08/52. Mistério resolvido? Talvez! Achei muito fácil e resolvi confirmar na Wikipédia (detalhe, os 'quote é da 'pédia), e achei uma nova data: 15/09/1949.

Como a rede Wikipédia pode ter duas informações divergentes? Isso é a falta de QI! A internet possibilita a cada um de nós acessar um volume brutal de dados e informações, mas quando disso tudo é válido? Façamos o seguinte, imaginemos uma grande biblioteca!

Prateleiras repletas com milhares de livros dos mais variados temas: história, geografia, física, matemática... agora imagine que de cada 10 livros, apenas 1 contivesse a informação correta - um dizendo que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 e os outros 9 dando datas das mais variadas -. Toda essa informação seria útil? Muito pouco. Um meio para encontrar a informação que você procura seria pesquisar por autores ou editoras de sua confiança e da mesma forma funciona a internet, ou qualquer outro meio de informação. Não basta encontrar a resposta que você procura, é necessário confiar em quem está fornecendo.

A pouco tempo o jornal Estado de São Paulo começou uma campanha de marketing criticando arduamente os blogs com a premissa que falei a pouco, a QI. Essa campanha, na minha opinião feita para arrecadar mais leitores para um dos mais antigos meios de comunicação - o jornal, que tem sofrido muitas baixas desde a massificação do acesso à Internet -, apenas usa um tema tão importante para atrair nossa atenção e direciona-la da forma que mais lhe interessa.

Infelizmente existem muitos motivos que farão crescer os números da desinformação. Começando pelas pessoas que não tem o mínimo comprometimento com a informação que está gerando e pensa apenas na atenção que pode ter até outras que desejam que poucas sejam aquelas que tenham conhecimento! Se conhecimento é a verdadeira riqueza que podemos acumular, pois ela gera quaisquer outras formas de bens materiais aos quais alguém possa ter interesse - já o dinheiro não gera conhecimento! -, que bem fará para quem quer ter poder distribuir informação e gerar conhecimento?

Esse tema abre espaço para outros bons papos, que deixo para mais tarde. Mas pense, qual a qualidade da informação que você tem? Não está na hora de pensarmos na nossa forma perfeita da imortalidade, que são nosso filhos, e preparar uma grande e organizada biblioteca onde cada um deles possa adquirir conhecimento? Não será essa uma das chaves para o futuro? Pensemos nisso!

Ah, antes que eu esqueça, se quiser ler a entrevista da Glória entre no site da EGO clicando aqui. É impressionante como tudo, até uma matéria banal, pode gerar infinitos pensamentos! Não acha? ;)

Nenhum comentário: