r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

01 dezembro 2007

Homens de Ferro nas forças armadas americanas

Por vezes os escritores vislumbram em suas páginas progressos de invenções mecânicas e científicas que só serão concretizadas no futuro. São homens como Julio Verne com suas Vinte Mil Léguas Submarinas e da Terra à Lua (onde vimos o submarino e naves espaciais pela primeira vez), somadas a tantas outras mentes criativas que desdobram a realidade, substituindo as vozes do oráculo pelo riscar de penas no papel (atualmente o barulho do teclado é bem mais comum, devo admitir, mesmo sendo bem menos elegante).

Vi na CNN o aperfeiçoamento de mais uma dessas visões, um exoesqueleto robótico. Já vistos em livros e filmes (como em Alien, o 8º passageiro e Homem de Ferro, o herói da Marvel que chega aos cinemas dia 2 de maio de 2008) esse equipamento promete auxiliar o homem - no caso, o exército americano - na superação de seus limites.

Hoje o traje é grande e permite uma razoável mobilidade, além de necessitar de uma fonte de alimentação externa, mas quem sabe como foi o começo dos computadores digitais com o ENIAC- pesando 30 toneladas e ocupando um espaço de 180 m² - ou dos celulares pode prever que em pouco tempo teremos um equipamento com mais mobilidade e autonomia.

Clique aqui para ver a matéria da CNN.

Nenhum comentário: