r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

04 dezembro 2006

A força das águas

Estou acompanhando pela TV as imagens da cidade (SP) enquanto rascunho esse texto no meu fiel escudeiro, o Bloco de Notas. São 152km de congestionamento e 26 pontos de alagamento sinalizados pelo CET e CGE (às 18h28). A minha primeira reação é a preocupação com pessoas amadas, e o celular foi mais uma vez minha salvação. Em seguida, passado o susto maior, o medo dá espaço para a revolta de um paulistano que vê sua cidade parada após poucas horas de chuva intensa.

Pelas imagens posso ver lugares como a Av. Chucri Zaidam na altura do Bradesco até além do Shop. Market Place, Av. Eusébio Matoso e outras tantas ruas alagadas. Uma mulher enfrentava o reflexo do descaso do homem, passando com a água pela cintura em frente ao prédio da Vivo. Algumas ruas atrás dois rapazes enfrentavam a corrente que levava um Uno, coberto pela água até metade dos vidros – o bom humor predominava, pois ao ver o helicóptero um deles sorri e faz sinal que só a nado poderia sair de lá –. Av. Berrini e Av. Jornalista Roberto Marinho estavam paradas, seja por pontos de alagamento não mostrados nas imagens, seja por reflexo dos tantos pontos intransitáveis da cidade.

Quantos foram atingidos pelas águas, vendo o fruto de muito esforço ser carregado pela correnteza? Quantos estão preocupados com seus familiares? Alguns aproveitam a ocasião e ganham dinheiro com esse problema, vendendo coletes salva-vida na rua - um colega perguntou O que fariam se o mundo pegasse fogo? Resposta: Simples. Venderiam estintores! -.

Graças a impermeabilização de tantas ruas e praças a água não tem como ser absorvida, e diante dessa quantidade d´água o sistema de esgotos da cidade se mostra insuficiente.

Fico com a sensação de impotência diante da água e do descaso com o bem estar desse povo que, cada um a seu modo, contribui para o crescimento da cidade que tanto amo. A minha resposta será dada pela cobrança que farei dos políticos e do meu voto nas próximas eleições. Espero que todos tenham em mente a importância do seu voto para evitar futuras cenas como essa.


Agora são 19h06 e uma parte dos 171km de trânsito registrados no site da CET me separam de casa ...



FONTES DE NOTÍCIA
CET
Compainha de Engenharia de Tráfego
CGE
Centro de Gerenciamento de Emergências
G1
Fonte das imagens que ilustram esse post
Terra Notícias
Notícias online do portal Terra

Nenhum comentário: