r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

29 dezembro 2006

Tudo começou com Elis...

Estava eu despretensiosamente jogado no sofá de casa, entre Orfeu e o despertar - interprete a expressão como quase adormecendo no colo da mãe, uma das formas de dormir que mais aprecio -, quando fui brindado com o especial de fim de ano Por toda a minha vida, da Rede Globo. Uma homenagem com ares de documentário que trata linearmente da vida e obra da Pimentinha do Brasil, Elis Regina.

FOTOS DO ESPECIAL
Agradeço ao blog Elis Regina, onde encontrei as imagens.

Bianca Comparato interpreta Elis no início de carreira...

...enquanto Hermila Guedes fica encarregada da fase adulta


A energia e o sentimento que a Elis transmiti para o espectador em cada interpretação encanta e cativa, ou pelo menos foi isso que acorreu comigo... No final, vencido pelo carisma da Regina (observe a liberdade com que me refiro a essa estrela do MPB... Regina, Elis, Pimenta... realmente apaixonante), resolvo procurar pelos álbuns da cantora na Internet. O que pareceu uma rápida e inocente consulta virou algumas horas de busca e promete um período de Elis como a pouco tempo tive de Clara Nunes, depois de ouvir um antigo LP durante uma visita a casa de alguns amigos da família.

Ao final de poucas horas passei por um cenário eclético, com uma boa pitada de saudosismo. O que começou com Elis passou por Eagle-Eye Cherry, Ray Charles, Pearl Jam, Sarah Brightman, Metallica em parceria com a San Francisco Symphonic Orchestra... sobrou até tempo para os pedidos familiares, como Andre Rieu! Tudo isso regado por uma trilha sonora a altura, com Aretha Franklin (Ain't No Mountain High), John Willians (Harry 's Wondrous World), Robbie Willians, Billie Holiday, Waldir Azevedo (Brasileirinho), Zeca Pagodinho, Celine Dion, e alguns oturos... é nessas horas que penso como a vida é maravilhosa e rica, oferecendo tanta diversidade para quem tem interesse em correr atrás com um mínimo de esforço.

Claro que o material acima não bastou para saciar minha sede de interação com o mundo, que estava aflorada. Sobrou tempo para Darren Shan - livro que confesso, emprestei da minha irmã durante sua leitura, mas prometo devolver assim que possível! -, para aprender mais sobre Leila Diniz - nome que surgiu durante minha pesquisa sobre a Elis e que ja ouvi várias vezes mas pouco conhecia - e para garimpar um material que trará boas lembranças para os corações que viveram os anos 80:

  • Os Trapalhões: nos tempos áureos com destaque para o Mussum, o melhor do quarteto na minha opinião
  1. http://www.youtube.com/watch?v=-0TPCsQH61I
  2. http://www.youtube.com/watch?v=rWCuBBuZ51A&mode=related&search=
  3. http://www.youtube.com/watch?v=fwYsrvHG024&NR
  4. http://www.youtube.com/watch?v=a7IvcDaKjSM&mode=related&search=
  • Kiko: entrevista do ator Carlos Villagrán para o Jô Soares, no tempo so SBT... (se quiser um bônus, digite Chespirito no YouTube e veja cenas inéditas da Turma do Chavez, por mais incrével que seja colocar as palavras inédita e Chavez na mesma frase!)
  1. http://www.youtube.com/watch?v=1QqCk-DDD-4
Bem, depois dessa eu vou indo. Um beijo do gord... quer dizer, do Buza!

Nenhum comentário: