r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

29 setembro 2009

Microsoft Security Essentials: um anti-vírus gratuíto da Microsoft

Faz muito tempo que não gasto um centavo com antivírus. Depois de jogar dinheiro fora com as primeiras versões do Norton Antivírus vendidas na Fenasoft - as atualizações vinham em disquete pelo correio - comecei a aproveitar os prazeres do século 21 quando começaram a aparecer programas de anti-vírus bons e gratuitos na internet. Nesse post vou comentar um pouco da minha experiência com programas antivírus e falar sobre um dos mais novos programas gratuítos do mercado, o Microsoft Security Essentials (MSE).

Passei pelas mãos de alguns programas nesses últimos anos, mas os que convivi por mais tempo foram o AVG e o Avast (minha escolha atual). Além de acompanhar as atualidades de TI diariamente faço periodicamente uma busca pela internet procurando ver testes comparativos e de stress de programas de antivírus e também procuro ver quais são os últimos comentários dos usuários avançados (vou deixar algumas dicas de site nos links abaixo). Em poucas horas de busca no Google você consegue ter um bom panorama!

A algum tempo a Microsoft vem buscando um contato maior com a área da saúde e segurança dos computadores - diga-se de passagem uma das áreas mais criticadas dos seus sistemas operacionais - e com as novidades implementadas nas últimas versão do Windows Vista, 2008 e Seven e mais a linha de produtos Forefront para segurança corporativa a empresa do Tio Bill parece estar no caminho certo!

Para completar esse cenário a MS precisava acenar para os usuários domésticos com uma opção de antivírus gratuíta - pois está escrito na cartilha da empresa conquistar o usuário doméstico é abrir a porta para o mercado corporativo, sendo esse último a galinha dos ovos de ouro - e é o que ela tenta fazer com o Microsoft Security Essentials. Os primeiros relatos que vi até o momento apontam para um programa leve (não, ele não é magrinho, apenas utiliza pouco dos recursos de processador e memória para fazer seu trabalho) e que cumpre muito bem o seu papel. Se continuar assim o MSE tem tudo para ser um dos mais fortes concorrentes do mercado.

Ainda não estou usando ele, vou esperar um pouco mais, mas assim que estiver com ele rodando por aqui volto a postar. Em tempo, utilizo o Forefront na empresa que trabalho e até agora só tenho ouvido elogios, isso é mais um sinal de que o MSE tem muito para dar certo.

IMPORTANTE: Para usar o Security Essentials é necessário ter uma licença original do Windows - ele testa sua máquina antes de instalar o programa. Com as versões OEM (a versão do Windows que já vem instalada de fábrica quando você compra um desktop ou notebook) um bom número de pessoas está com uma licença original, mas preste atenção antes de fazer sua escolha.


HYPERLINK
Site do Microsoft Security Essentials, em português, aqui (ja está disponível para download!)
AV-Comparatives, uma empresa especialista em testes de antivírus aqui
AV-Test, outra empresa especializada em segurança que promove testes de anti-vírus aqui
Conheça um pouco mais sobre o Forefront clicando aqui (site em português)

Nenhum comentário: