r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

05 outubro 2009

Sincronizando seu celular com a nuvem

Mesmo com o crescimento do uso de smartphones no Brasil ainda são poucas as pessoas que costumam manter uma cópia dos seus dados - seja da agenda de contatos ou compromissos, como das demais informações que estão armazenadas no seu celular - em um lugar seguro. Essa atividade é super importante, tanto no caso da perda do aparelho (seja por distração ou coação) quanto na troca, pois sincronizando seus dados você pode recuperar sua agenda em poucos minutos, sem ter o trabalho de digitar contato por contato.

Percebo que algumas pessoas até sabem que isso pode ser feito mas tem pouca disposição para instalar um programa no computador e aprender como ele funciona - daqui a alguns anos as gerações Y, Z e subjacentes terão alcançado as boas idades da vida e ao que tudo indica terão uma melhor relação com a tecnologia, coisa que fica clara pra mim quando vejo o filho de 1 ano e meio de um amigo pedindo "Papai, liga net" e apontando para o computador -, principalmente quando se adiciona o Outlook na equação, o aplicativo tudo em um da Microsoft que com a ajuda do ActiveSync faz essa tarefa.

Para deixar a vida mais fácil existem algumas opções gratuitas de ferramentas que mantém seu celular sincronizado, como o Google Sync, o Ovi (da Nokia) e o MyPhone, e para quem quiser saber mais sobre eles recomendo uma lida no post publicado pela Bia Kunze em seu blog, o Garota Sem Fio - o link segue abaixo! Dos que testei recomendo o Google Sync pela facilidade no uso e por ser multiplataforma, assim se você trocar seu Symbian por um iPhone todos os seus dados poderão ser sincronizados da mesma forma!

As operadoras de celular também oferecem seu serviço de backup da agenda de contatos, mas nesse caso vale o mesmo comentário acima: como você transfere seus dados caso mude de operadora? Ainda não testei esses serviços, mas coloco os links abaixo para quem quiser - melhor ainda se quiser comentar por aqui o que achou!

Mantenha sempre uma cópia dos seus dados, você nunca sabe quando vai precisar! Ahh, é importante fazer um backup completo do celular antes de usar uma dessas ferramentas, pois no primeiro sincronismo acontecem acidentes - como duplicação de eventos na agenda, por exemplo.


HYPERLINK
Matéria no Garota Sem Fio sobre sincronismo na nuvem aqui
Serviço de backup da agenda de contatos pelas Operadoras: Claro, Oi, Tim e Vivo
Wiki: Geração Y aqui

Nenhum comentário: