r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

05 junho 2008

Firefox Download Day

Download Day - Portuguese

Sou usuário convicto do Firefox a muitos anos. Órfão do Netscape logo no começo da vida (virtual), usei o IE por alguns anos, até conhecer o projeto da raposinha. Aprendi com ele o que é ter um navegador estável, confiável, em constante evolução - as abas, uma das novidades da última versão do IE, ja estão presentes no Firefox a um bom tempo - e muito... mas MUITO personalizável através dos add-ons. Encontrei um programa que tem tem a minha cara e funciona como eu quero (perceberam quantos EUs tem nessa última frase? Usando o Firefox em pouco tempo você pode tê-los pra você! ;) ).

Agora que estamos na véspera do lançamento da aguardada nova versão da raposa amiga da galerinha, chega um anúncio - na verdade, um pedido de ajuda para toca a sua comunidade de felizes usuários -: o DOWNLOAD DAY! A proposta é bater o recorde mundial de downloads (pelo que levantei, 1,6 milhões de downloads) nas primeiras 24hs. Se depender de mim - e os servidores do Firefox aguentarem, ja que serão muitos downloads num pequeno período de tempo - esse recorde ja está garantido!

A nova encarnação do bom e velho navegador traz algumas novidades:

  • sistema de gerenciamento de bookmarks Places - uma nova forma, dita mais simples e prática, de organizar seus favoritos. O que me preocupa nesse caso é o Foxmarks, o add-on que uso para sincronizar meus favoritos entre os computadores que uso durante o dia, mas nada que eles não resolvam num curto período de tempo! Essa funcionalidade promete customizar ainda mais o navegador, aprendendo seus costumes e fazendo SEUs os EUs que comentei logo acima. Ele vai usar o formato de taqgs, da mesma forma que o Gmail classifica seus e-mails - por mim, todos os arquivos do computador deveriam ter tags, pois uma música (por exemplo) pode ser Lord of The Rings, Movies e muitas outras coisas ao mesmo tempo, se é que que você me entende -.
  • o suporte ao padrão de microformatos - simplificando, o navegador poderá identificar na página visita informações como endereço, telefone, entre outros (desde que a página esteja usando o mesmo padrão). Isso é agregar inteligência ao processo de navegação.
  • sistema integrado de add-ons - agora você pode listar e instalar os add-ons do site addons.mozilla.org sem precisar visitar o site (usuários do Linux, acostumados com os apt-gets da vida, sabem do que estou falando), facilitando sua vida.
  • novo sistema de download - mantendo a possibilidade de continuar um download parado no meio e tornando mais rápido o processo.
  • barra de endereços aprimorada - com um sistema de auto-completar mais inteligente, ajudando a localizar os sites ja visitados.
  • melhor gerenciamento de memória - no passado publiquei por aqui algumas dicas para que o Firefox não devora-se sua memória RAM (essa dica vale para quem abre muitas janelas e usa várias extensões ao mesmo tempo).


HYPERLINK
Dicas publicadas no passado para otimizar o consumo de memória do Firefox aqui e aqui
Site do Foxmarks, programa que sincroniza seus favoritos entre vários micros de forma automática - desde que conectados a Internet, pois ainda não fizeram milagre - aqui

Nenhum comentário: