r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

18 outubro 2006

Dia do Médico


Hoje, 18 de outubro, comemora-se uma data importante. Você sabe qual é? O Dia dos Médicos! Parabéns a todos!

Esse é um daqueles dias que fazem parte de calendários (verdade seja dita, apenas de uma pequena parte) e que não são comerciais ao extremo, como o Dia da Criança (na verdade, dia de Nossa Senhora Aparecida) , ou dos Pais e Mães. E sabe o que mandarei aos que conheço? Essa mensagem! Escrita por mim (desculpe por isso!), feita com vontade e pensando em pessoas especiais. Pessoas que passam anos na faculdade, centenas de horas nos hospitais e outro tanto tempo (e ponha tempo nisso!) dedicando sua vida a vida do próximo. Dar um presente é fácil, mas quantos de nós passa o dia ao lado de um, faz uma ligação, ou só cruza por um na rua e diz Felicidades pelo teu dia!

A todos os bons médicos, que dedicam a profissão seu coração, vontade e tempo, o meu PARABÉNS! Sejam felizes, pois estamos aqui pois alguém como você dedicou seu tempo para a nossa vida!


Dedicatória

Envio com essa um sentimento especial por algumas pessoas que conheço a pouco tempo, e em nível Superman (ok, fica claro que gosto de Gibis! ^^ ) para a Rô. Beijo, pessoa amada.

Clique aqui para ler o texto completo.

17 outubro 2006

Toda criança é igual perante a Lei, desde que não seja diferente

Um absurdo! Revoltante. Barbárie. Insanidade. Inlógico e preconceituoso. Nesse momento estava de saída quando li um destaque da Folha de São Paulo: Juiz decide que escola privada pode vetar criança com Down (para ler a matéria é necessário ser assinante do jornal ou do UOL).

Resumo: Cristiane Roncon, de 36 anos, tentou matricular sua filha Lívia, de 7 anos e portadora de Síndrome de Down, na Nova Escola (ensino particular localizado na Vila Mascote). A escola recusou a criança argumentando que não estava preparada, sem pelo menos fazer um dia de adaptação com a criança. A mãe, requerendo seus direitos, processou a escola por danos morais e soube ontem (17/outubro) que o juiz deu ganho de causa a escola.

Pelo amor de Deus, onde fica a Lei nesse caso? Para que serve o Estatuto da Criança e do Adolescente, que no 5º artigo diz que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Mesmo com todas as mudanças que o mundo sofreu nos últimos anos a educação continua, na minha opinião, muito aquém do seu potencial. O aluno ainda é incentivado a decoreba, ao invés de aprender e criar; os métodos de transmissão de conhecimento estão estagnados desde o começo do século passado, com aulas riscadas na lousa com pouca emoção por pessoas que ja não sabem o porque de estar na saula de aula; o aluno não pensa em aprender, em conhecer mundos infinitos através da literatura ou criar maravilhas com o apoio da física e matemática, mas se constante com atingir a média mínina no final do semestre... e pasme, ele é premiado por isso!

Quando começarão as verdadeiras mudanças? Quando aprenderemos com as diferenças? Quando criaremos seres pensantes ao invés de pensados? Quando os novos meios de ensino chegarão até o aluno das escolas públicas, dando a ele o direito conquistado de concorrer a uma vaga nas universidades públicas sem precisar se valer de cotas?

Devemos cobrar dos nossos representantes recém eleitos providências sobre esse caso. Educação de qualidade para todos, com respeito e igualdade.

LINK

Revista Nova Escola - Especial Educação Inclusiva
ABPE - Associação Brasileira de Pedagogia Espírita

Clique aqui para ler o texto completo.

Photo do dia

Inauguro hoje um espaço no meu espaço. O Photo! Pretendo publicar aqui as fotos que tenham um valor, seja emocional, artístico, ou outro qualquer que mereça ser publicado!

A de hoje é de um garoto na Convenção Internacional de Palhaços, que está acontecendo na Cidade do México. A magia dos palhaços, traduzida tão bem pelo saudoso Carequinha, continua cativando os olhos dos sonhadores.

LINK
Uol Últimas Notícias Clique aqui para ler o texto completo.

13 outubro 2006

Maricota, uma das belas mulheres da família


Maricota, originally uploaded by rbuzelli.


Acabei de receber essa foto da minha prima, a dona Maricota.

Ela é filha de um dos primos que tive mais contato na infância, o Rodrigo. Ja faz um tempo que não nos vemos, mas fico muito feliz de receber uma foto linda dessa!

Note que representando bem a família dela, a pequenina faz pose. Alguém querendo uma garota propaganda? Posso ser o empresário!

^^

Clique aqui para ler o texto completo.

11 outubro 2006

Faça o que quiser da vida, mas seja o melhor no que faz


A frase acima é do meu avô. Ele diz que você pode escolher qualquer profissão, da mais simples a mais culta possível, desde que se dedique e seja o melhor no que faz.

Digo isso para comentar sobre o novo portal de notícias da Globo, o G1 (http://g1.globo.com). O site entrou no ar dia 18 de setembro apostando na convergência de mídias. Nele é reunido o conteúdo jornalístico da TV Globo, do canal pago Globo News, rádio Globo e CBN, jornais O Globo e Diário de São Paulo, e demais revistas da editora Globo. Em pouco tempo o site já está entre os mais acessados de sua categoria.

Comento sobre ele pois fiquei impressionado com a sua velocidade de atualização. Por volta das 16 horas de hoje foi divulgado pela CNN o choque de um pequeno avião bimotor com um edifício de NY. Eu estava passando por uma sala no prédio onde trabalho e vi a notícia na TV, correndo até minha sala para procurar mais informações. Nenhum dos canais que procurei, fora a CNN, estava noticiando o fato, mas o G1 já colocava a notícia como manchete e prometia mais informações em instantes. Cinco minutos mais tarde, o site já noticiava os detalhes do acidente e dava as primeiras impressões sobre o caso. E mais, enquanto o Globonews dizia não haver movimento de ambulâncias no local nem vítimas confirmadas, o site ja noticiava duas mortes confirmadas.

Esse portal já estava nos meus favoritos, mas agora ele passa a ser minha home page. Vou avaliar o alerta de notícias do site, que promete trazer as notícias em tempo real. Caso consuma pouco do micro, irá dividir espaço com uma seleta lista de aplicativos.

LINKS
Bernabauer.com
Info Online

Clique aqui para ler o texto completo.

10 outubro 2006

A Despedida de Acelino Freitas


Acelino Freitas, o Popó, confirmou dia 3/outubro sua aposentadoria. O pequeno baiano deixa os ringues como o mais campeão que o Brasil ja teve no boxe e com o título de Campeão Mundial pela OMB (Organização Mundial de Boxe).

Deixo aqui meu agradecimento não só pelas lutas e vitórias, mas pelo exemplo de desportista que ele tem sido. Mostrou que com garra e dedicação podemos alçar vôo! Espero que ele incentive ainda mais a prática de esporte pelo Brasil!

LINKS
Reportagem no UOL Esporte
Site oficial
Clique aqui para ler o texto completo.

03 outubro 2006

Instantes

Estava eu consultando o fosforilar alheio quando bati os olhos no texto Epitáfio. Na mesma hora lembrei de Instantes, título dado ao conjunto de palavras abaixo, que tomo a liberdade de publicar.

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido;
na verdade, bem poucas pessoas levariam a sério.
Seria menos higiênico. Correria mais riscos,
viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu
sensata e produtivamente cada minuto da sua vida.
Claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver,
trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feito a vida:
só de momentos - não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma
sem um termômetro, uma bolsa de água quente,
um guarda-chuva e um pára-quedas;
se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos

e sei que estou morrendo transcedendo (*).

Poema costumeiramente atribuído a Jorge Luís Borges, mas pelo que consta é de Nadine Stair.


(*) Adaptação do texto original, tachado, pelo texto do hiperlink. Clique aqui para ler o texto completo.

02 outubro 2006

Eleições 2006 - 1º turno

Lendo no site de um amigo um desabafo sobre o cenário político atual as vésperas das eleições. Incentivado por esse fato, coloco algumas idéias e opiniões no papel e divido com aqueles que quiserem ler.

Esse ano acompanhei o processo eleitoral com outros olhos. Como brasileiro e patriota, me vejo no dever de fazer uma retrospectiva do governo atual! Escolher políticos que mantenham os programas sociais que foram positivos para o país e que corrijam os pontos falhos.


Acompanhei nos últimos meses vários surtos de corrupção. Entre eles, destaco:
  • Mensalão, que teve sua CPI fechada dia 17/nov/2005. Entre mortos e feridos - 40 foram denunciados pela MPF - apenas Pêdro Correa, Roberto Jefferson e José dirceu foram cassados. José Genoino, ex-presidente nacional do PT - denunciado por utilizar Marcos Valério como fiador de empréstimos ao PT junto aos bancos do Brasil, Banco Rural e BMG e suspeito de envolvimento com o caso dos U$100 mil escondidos na cueca de Adalberto Vieira, assessor parlamentar de seu irmão José Nobre Guimarães - sumiu do cenário político durante as campanhas eleitorais.
  • Correios. Dos 19 deputados citados pelas CPIs do Correio e do Mensalão, apenas um ainda está respondendo processo por quebra de decoro (aparentemente corrupção está deixando de ser crime, mas o decoro continua em voga!). Dos demais, quatro renunciaram, onze foram inocentados e apenas três foram cassados.
  • Sanguessugas, um escândalo onde o dinheiro público destinado a compra de ambulâncias era desviado através da fraude das licitações. Dos mais de 40 deputados acusados, cinco conseguiram a reeleição para a Câmara dos Deputados.
Mesmo assim, vemos que toda a divulgação da mídia não foi suficiente para manter viva a lembrança dos eleitores. Os mensaleiros figuraram entre os deputados mais votados nos Estados. Algumas figuras tarimbadas tiveram seu passaporte para o poder carimbado, como o Fernando Collor (ex-presidente, primeiro a sofrer impeachment por envolvimento em esquemas de corrupção. Denunciado por Pedro Collor, teve como principal aliado seu tesoureiro, PC Farias. Confirmou em entrevista à rádio Jovem Pam que dará apoio a Lula no 2º turno - segundo a senadora Heloísa Helena, Collor teve sua candidatura articulada por Lula), Paulo Maluf (ex-prefeito de São Paulo acusado de inúmeros delitos, como superfaturamento de obras e desvio de verba pública), Clodovil (estilista, 3º na lista dos mais votados para deputado estadual, declarou não ter projetos e que quer conhecer os móveis de sua nova sala na câmara), Antônio Palloci (ex-ministro da Fazenda, foi afastado do cargo por ter sido acusado de envolvimento no escândalo do Mensalão e de chefiar um esquema de corrupção em Ribeirão Preto enquanto foi prefeito da cidade) e onze envolvidos nas CPIs do mensalão(5) e sanguessugas (6).

No cenário presidencial, acompanhei a falta de respeito demonstrada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em não participar de nenhum debate no período de campanha - segundo Tarso Genro, ministro das Relações Institucionais, o povo poderá contar no 2º turno com sua ilustre presença. Não votei nele em 2002 por desacreditar (e muito!) de suas promessas, como a mão forte que usaria contra o FMI (em 2006 o pagamento a ele foi antecipado); os 10 milhões de empregos diretos (que de promessa de criação se tornou compromisso de dedicação, segundo Lula) que segundo o JB foi de aproximadamente 4 milhões - inferior à média de empregos criados no governo de FHC, que em 8 anos criou 9 milhões, ou seja 4,5 milhões de média por mandato (segundo cartilha publicada pelo Instituto Teotônio Vilela); a jornada de trabalho continua de 44 horas semanais, e não de 40 horas como foi dito em sua campanha; a promessa de crescimento anual do PIB em 5% anuais (detalhes abaixo), que segundo consta deve estacionar na casa dos 3% na média dos quatro anos de seu mandato; o programa Saúde da Família, que pretendia alcançar 120 milhões de família e deverá alcançar, segundo o JB, 85 milhões. Além disso, outros momentos marcaram minha relação com o governo Lula, como a defesa da construção do Gasoduto do Sul (que transportará o gás produzido na Venezuela para a Argentina e Brasil, orçado em mais de R$20 bilhões, que colocará o Brasil num risco igual ou maior do que no caso da Bolívia - segundo Luiz Inácio, o gasoduto é comparável a Grande Muralha da China).

Além disso, tiveram outros tantos fatos marcantes. Sito alguns:
  • • Lula quase teve o pedido de impeachment feito pela OAB em maio de 2006.
  • • A auto-suficiência brasileira em hidrocarbonetos via Petrobrás, peça utilizada para promover sua campanha, quase foi prejudicada por atos do governo Lula no começo de seu mandado (maiores detalhes na Veja de 1/2/2006). Além disso serão rastos mais de R$50 milhões para divulgar esse fato, numa campanha encomendada ao publicitário Duda Mendonça - o mesmo que, em lágrimas, ter recebido U$11,4 milhões do empresário Marcos Valério como parte do pagamento pelas campanhas que fez para o PT em 2002, incluindo a do presidente Lula, dinheiro provindo do caixa 2 do PT. Leitura recomendada: O Escândalo do Petróleo, de Monteiro Lobato.
  • • A taxa de crescimento do Brasil (medida através do PIB), de 2,5% em 2005, superando apenas o Haiti na América Latina. A Argentina, depois de passar por um longo período de crise, teve crescimento registrado de 9,2% em 2005 (9% em 2004 versus 5,2% do brasileiro no mesmo ano).
  • • As tentativas do governo de abafar as CPIs.
  • • Nenhum político preso depois de tantas CPIs e denúncias. Dizer que não sabia de nada ou que o esquema é mais antigo que seu mandado pode ser uma desculpa aceita por alguns. Mas o que dizer quando vemos que todos os envolvidos saíram livres e que o dinheiro retirado dos cofres públicos não foi devolvido?
  • • O escândalo do dossiê Vedoin (Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam, negociava com petistas um dossiê, ao mesmo tempo em que dava uma entrevista à revista IstoÉ acusando tucanos de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, segundo a PF), que seria comprado por Gedimar Pereira Passos, analista de risco e mídia da campanha de Lula a mando de Jorge Lorenzetti, ex-chefe do serviço de inteligência da campanha do presidente, por R$1,75 milhões. Segundo o Coaf, o caminho e a fonte desse dinheiro só serão conhecidos depois das eleições.
Votei em Geraldo Alckmin. Gosto de sua trajetória política e de seu modelo administrativo, com os moldes do ex-governador Mario Covas. Não concordo com alguns dos projetos colocados em prática durante a gestão do PSDB, como a progressão continuada (implementada inicialmente em 1992 na rede municipal de ensino de São Paulo pela então prefeita Luiza Erundina e depois em 1998 na rede estadual) que é alvo da critica de muitos e defendida por poucos (ver A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada, de Márcia Aparecida Jacomini). Acredito que teremos um governo melhor dirigido e mais equilibrado, tratando questões fundamentais como o controle da taxa de juros.

Quero deixar claro que não sou pró-esse ou pró-aquele candidato, mas sim pró-Brasil. Desejo que nessas eleições saia ganhando o povo brasileiro!


Clique aqui para ler o texto completo.

A arte imita a vida

Por vezes a arte imita a vida, mesmo que segundo Oscal Wilde a vida imite mais a arte.

"Por mais paradoxal que seja - e os paradoxos são sempre perigosos -, a verdade é que a vida imita muito mais a arte do que a arte imita a vida. Basta que um grande artista invente um tipo para que a vida tente copiá-lo e reproduzi-lo em sua forma popular, como faria um editor de iniciativa".
[Vivian, em "A Decadência da Mentira" (1891)]

Enquanto eu revia um texto para o blog, minha mãe comentou que a atriz que interpretava Marina, personagem que estava naquele momento na novela Páginas da Vida, enfrentou o mesmo problema que sua personagem: um parente alcoólatra. Curioso, pesquisei na Net e em poucos minutos descobri que a atriz era Marjorie Estiano. Como na vida real, onde seu avô passou por problemas com bebida e foi tratado por sua mãe, sua personagem enfrentava problemas com seu pai.

Por maior que seja a carga de cultura inútil que absorvemos em algumas mídias, sempre temos alguma coisa que nos faz parar e pensar (pelo menos eu, que adoro pensar a todo momento!). Que siga adiante o grande show da vida, e que ele seja espelhado parcamente pela arte de interpretar.

Clique aqui para ler o texto completo.