r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

17 agosto 2009

Pendrive bootável: Uma nova vida para o Symantec Ghost e suas imagens

Quem trabalha com suporte na área de TI costuma usar e abusar das imagens do HD. Vou dar o passo-a-passo de como gerar um pendrive bootável, como criar e usar esse pendrive com o Norton Ghost e também como instalar o Windows através de um pendrive. Primeiramente, caso já não saiba, vamos entender o que é uma imagem ou clone:

Uma imagem, também chamado de clone, é uma cópia exata de todos os arquivos que estão armazenados em um HD ou partição lógica. Diferente de um ponto de restauração criado no Windows, uma imagem permite que você restaure seus dados para um ponto idêntico ao momento em que ela foi criada. Por exemplo, se você fez uma imagem do seu computador a 3 meses atrás e continuou usando sua máquina - criou novos documentos, apagou ou alterou outros, instalou programas ou mesmo se sua máquina pegou um vírus -, quanto restaurar essa imagem seu micro voltará a assumir o mesmo estado que tinha na época, apagando qualquer alteração que ela possa ter sofrido.


Essa forma tão útil de backup tem me sido útil a vários anos! Existem várias ferramentas que fazem isso (Acronis True Image, Drive Snapshop, DriveImage XML, Partimage, XXClone, entre outros), mas a primeira que conheci e que continuo recomendando até hoje é a Norton Ghost, da Symantec. A versão mais atual exige que você instale o programa no seu computador para gerar a imagem, mas uma das antigas versões tinha uma maneira mais prática: ela gerava um disquete de boot que permitia você gerar uma imagem de um HD inteiro ou de uma partição, validar se a imagem foi criada com sucesso e recuperar essa imagem.

O tempo passou, muitos computadores vieram e foram embora, mas a ferramenta continou sendo minha aliada até que a nova geração, os netbook, chegaram sem drive de disquete - esse velho amigo de 3 1/4 está verdadeiramente agonizando! O que fazer? Trocar a ferramenta que continua funcionando até hoje, sendo em HD IDE ou SATA, nos mais variados desktops? Não! Correi atrás de uma forma de atualizar minha ferramenta, saindo do disquete e indo para o pendrive!

Depois de várias horas fuçando pela internet encontrei alguns bons sites- todos estão listados mais abaixo, em Hyperlink - que me ensinaram a criar um pendrive bootável com o MS-DOS (feito pelo usuário Rhada do Fórum ADrenaline) e como criar um pendrive bootável com o Windows Vista ou Windows 7 (no site Explorando e Aprendendo). Vou resumir algumas das etapas abaixo, caso os textos originais saiam do ar, mas recomendo visitar cada um dos sites.

PENDRIVE BOOTÁVEL COM MS-DOS

1. Copie o utilitário HP USB Disk Storage Format Tool (clique aqui)
2. Depois de instala-lo, execute o programa. Na janela, marque as opções:

. . . i. Device selecione seu pendrive
. . . ii. File system FAT32
. . . iii. Volume label Boot
. . . iv. Format options selecione as caixas Quick Format e Create a Dos startup disk
. . . v. using DOS system files located at: por último, você precisa marcar aqui o local onde os arquivos de boot do DOS estão (basicamente são o IO.sys, MSDOS.sys e o COMMAND.com) - caso não os tenha você pode encontrar no post original do Rhasta ou procurar pela internet, são fáceis de encontrar.

3. Clique em Start, leia a mensagem que alerta que todos os dados do pendrive serão apagados e, caso esteja de acordo, clique em Sim.

Pronto! Seu pendrive é bootável e pode ser usado em todo o computador que aceite dar o boot pela USB. Com isso e mais algumas alterações nos arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS do disquete original do Ghost você terá um pendrive bootável com o Norton Ghost - caso não saiba editar esse arquivos você pode usar os originais e quando for solicitado que escolha entre o disquete ou o CD de boot do Ghost você clica Ctrl+C e procura pelo arquivo Ghost.exe.

INSTALANDO O WINDOWS VISTA OU SEVEN USANDO UM PENDRIVE BOOTÁVEL

1. Em um micro com Windows, execute o Prompt de Comando - caso esteja usando o Vista ou o próprio Seven para isso, execute como Administrador
2. No prompt, digite diskpart e tecle Enter
3. No prompt do Diskpart, digite list disk e tecle Enter
4. Selecione o seu pendrive digitando select disk x, onde x é o número do disco do seu pendrive - a dica é reconhecer ele pelo tamanho, provavelmente será o menor. Tome cuidado nessa etapa, caso selecione o errado você poderá perder dados do seu micro!
5. Digite clean e tecle Enter
6. Digite create partition primary e tecle Enter
7. Digite select partition 1 e tecle Enter
8. Digite active e tecle Enter
9. Digite format fs=NTFS e tecle Enter
10. Digite assign e tecle Enter
11. Digite exit e tecle Enter

Depois desse último comando o prompt do Diskpart fechará e você vai continuar no prompt de comando. Insira o CD do Windows Vista ou Seven no CD-ROM do seu computador. Vamos continuar supondo que a letra da unidade de CD é D: e que a unidade do seu pendrive é E: (caso seja outra, apenas substitua pela letra correta). No prompt, faça:

1. Digite D: e tecle Enter
2. Digite cd boot e tecle Enter
3. Digite bootsect /nt60 E: e tecle Enter

Pronto! Seu pendrive é bootável! Para instalar o Windows se sua preferência, apenas copie todos os arquivos do CD para o pendrive (veja se seu pendrive tem espaço pra tudo) e bootar seu micro. Algumas dicas adicionais:

. O comando bootsect só funcionará corretamente no Windows Vista ou Seven se o Prompt de Comando tiver sido executado como Administrador
. Para que seu micro boot pelo pendrive é necessário configurar a BIOS do seu computador e alterar a sequência de boot (não são todos os computadores que aceitam essa opção, os mais antigos não fazem isso)

Sinceramente os posts originais são bem mais detalhados e tem ilustrações, vale a pena ler cada um deles. Tudo isso começou com um Asus EEE 1008HA, que até agora tem atingido todas as expectativas. Quem sabe ainda falo um pouco mais dele por aqui!

Espero ter ajudado! Não esqueça, sempre compartilhe o que você aprende com os outros! :)


HYPERLINK
Post do usuário Rhada no Fórum Adrenaline aqui
Tutorial de como criar um pendrive bootável com o Windows Vista ou 7 no blog Explorando e Aprendendo aqui
Aprendendo a criar uma imagem usando o Partimage aqui
Wiki: Saiba mais sobre uma partição aqui
Saiba o que é e como fazer um ponto de restauração aqui
Instalando outros sistemas operacionais no Asus EEE 1008ha aqui

6 comentários:

Bruno disse...

Muito bom o post!
Só tive uma duvida, caso eu queria colocar o ghost e o windows no mesmo pen drive o que eu deveria fazer primeiro, criar 2 partições para windows e 1 para deixar o ghost?
Queria saber isso pq tem uma maquina que não tem drive de cd, como não quero ter que usar 2 pen drives pensei que pudesse colocar os 2 programas em 1 só.
Vlw pela dica!
=D

Rogério Buzelli disse...

Bruno,
Eu não tentei dessa forma, mas imagino que você teria de editar o arquivo que carrega o Ghost para poder escolher no menu se vai querer "bootar" com o Windows (partição 1) ou com o Ghost (partição 2). Tenta e me fala o que aconteceu!
Abraços

Anônimo disse...

Também criei um boot pelo pendrive só que eu preciso buscar a imagem no HD ao invés de ser no pendrive e ainda não encontrei o comando, talvez você possa me ajudar link do tutorial feito por mim --> http://www.arcadebr.com/threads/2885-Dar-boot-pelo-pendrive-e-restaurar-o-sistema-usando-o-GHOST-(Tutorial)

Belini disse...

Encontrei o comando que eu precisava e vou postar prá vocês:

ghost.exe -BATCH -FFI -CHONE,MODE=PRESTORE,SRC=2:2\restaura.GHO:1,DST=2:1 -SURE –FX

Descrição dos comandos usados no arquivo BAT:
ghost.exe --> executável do ghost
-BATCH Evita que as mensagens de cancelamento esperem o reconhecimento do usuário
-FFI Faz com que o Norton Ghost prefira o uso de acesso IDE direto
-CLONE --> comando para fazer a clonagem
MODE --> modo de clonagem pode ser usado pload ou prestore p/ clonar a partir de uma imagem
SRC --> caminho onde se encontra a imagem que vai ser usada na restauração
SRC=2:2\restaura.GHO --> a imagem esta no HD 2 partição 2
:1 --> é o primeiro HD partição não FAT
DST --> caminho de destino onde a imagem será restaurada
DST=2:1 --> a imagem será restaurada na primeira unidade do HD 2
-SURE Ao termino da operação, pula o aviso “Reiniciar o computador ou continuar
-FX Sai do programa quando terminar a duplicação.

Belini disse...

cometi um erro na linha de comando que postei pois alguns comandos não podem ser escritos em maiúsculas, o correto é:
c:\ghost.exe -BATCH -FFI -clone,mode=pload,src=2:2\RESTAURAR.GHO:1,dst=2:1 -FX -SURE

Belini disse...

Atualizei o tutorial e inclui a opção de criar a imagem automaticamente além de fazer a restauração automaticamente: http://www.arcadebr.com/threads/2885-Colocar-o-Ghost-em-um-pendrive-bootável-para-fazer-imagems-e-restaurar-o-Sistema-(Tutorial

Obs: ao administrador, se quiser pode apagar as 2 mensagens anteriores deixando apenas esta última.