r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

16 novembro 2009

Vídeo no Windows 7: A última fronteira

Resumo do post: para os proprietários de placas de vídeo menos potentes como a MX460, filha da linha Geoforce 4 da Nvidia, descrevo aqui o passo-a-passo de como instalar sua placa no Windows Seven! Vou aproveitar para falar um pouco da experiência com o novo Windows, espero que lhe seja útil!

Sou um antigo usuário dos sistemas operacionais da Microsoft - começando com o DOS, passando pelo Windows 3.11, pela revolução do Windows 95 e desde lá usando e trabalhando com praticamente todas as versões lançadas, até com o fracassado ME - e vinha a algum tempo trabalhando em casa com o Windows Vista. Enquanto no trabalho o sistema operacional ainda é o Windows XP preciso ganhar familiariedade com o que pode vir no futuro (para falar a verdade, é mais a vontade de conhecer coisas novas do que necessidade, ja que sou apaixonado por tecnologia!), me preparando para apoiar a implementação de um novo OS.

Apesar da má fama (quem quiser saber mais detalhes do Windows Vista pode procurar pelas colunas do B. Piropo no site Fórum PCs, ele é um famoso por seus textos detalhistas sobre informática) instalei e testei por alguns meses o Windows Vista. Mesmo com seus defeitos e principalmente por ser um ávido devorador de recursos da máquina fiquei satisfeito com o desempenho dele no meu novo micro, ja que a configuração com 4GB de memória, placa de vídeo de 512MB e processador de 45nm recém saído do forno na época, o Intel 8400, foi suficiente para manter um bom relacionamento. Antes de completar 1 ano da minha parceria com o novo Windows chega ao mercado o rumor de um novo "novo Windows", revolucionário, etc, etc, etc. Acompanhei algumas reportagens pela Net, ouvi a Microsoft falar o que esperava do seu novo ambiente e como sempre esperei para ver em carne e osso o resultado de meses de superlativos da imprensa.

Assim que foi lançado o Windows 7 (ou Windows Seven, ou W7, ou seja lá como você o conheça) criei uma máquina virtual para testá-lo e pouco tempo depois resolvi formatar o computador e instala-lo como sistema operacional. Bingo! Estável como o Windows XP e menos voraz que o Vista (e menos chato, digasse de passagem, pois as mensagens de segurança ja estavam desativadas desde poucas semanas depois que instalei o Vista no micro!), o Seven pareceu ser um tiro acertado do Tio Bill! Trabalhava bem com o legado que eu tinha - a máquina era nova mas alguns aplicativos continuavam os mesmos de encarnações passadas - e consegui trazer algumas melhoridas gráficas, ja difundidas pela Apple e pelas distribuições de Linux, mas ainda pouco presentes do mundo das Janelas - lembrando que muitas estavam presentes no Vista, mas mal implementadas.

Após alguns poucos meses de teste, inclusive usando o XP Mode, uma máquina virtual da Microsoft que vem pré-configurada com o Windows XP para manter a compatibilidade com aplicativos mais antigos, resolvi que essa era a oportunidade de testar o novo Windows no micro da minha família, um computador mais modesto (AMD Attlon XP +2600, 1GB de RAM, placa de vídeo MSI MX460) e usado basicamente para jogos de cartas, acesso a internet e pouco uso do Office. Eles precisavam de um sistema operacional mais seguro, com controles de acesso a aplicativos que estavam presentes no Windows Vista mas que rodasse leve com a configuração disponível - o Vista não rodaria bem com essa configuração nem com todos os Service Packs instalados até o final dos tempos!

A instalação foi simples, nada traumática, e poucas horas depois ja era possível entrar na tela de boas vindas do W7 e começar as instalações básicas - Firefox, Office, etc. Tudo parecia muito bem, meu pai ja estava testando sua conta e acessando seu modafocker FreeCell quando derrepente o mundo parou: a aceleração de vídeo não funcionava! Mesmo sendo tranquilo usar a internet, documentos do Office ou outras aplicações do Windows o jogo mais básico do Windows precisava da benedita aceleração de vídeo - desde o Windows Vista a NVidia, responsável pelo processador da placa de vídeo do micro, não lançava um drive compatível com os novos OSs!

Desde então venho procurando no Oráculo da internet (conhecido também como Google) pelo santo graal das antigas placas de vídeo que lutam para permanecerem vivas na presença de Seven - isso me lembrou do livro Sétimo, de André Vianco, quem gosta de vampiros vai gostar. Depois de testar uma dezena de combinações de palavras, como Windows 7 nvidia, seven drive mx460, graphic card windows seven e tantas outras encontrei no Baboo, famoso site de tecnologia que foca o mundos Microsoft, a resposta: um post do usuário modulo333.

Depois de testado e aprovado com sucesso - inclusive com o FreeCell funcionando! - vou postar aqui o passo a passo. Essa dica serve para todos os donos de placas Geoforce 4 que estão usando Windows Vista ou Seven!

  1. Vá no site ftp da NVidia (clicando aqui) e baixe o drive 53.03 para Windows XP e 2000 (usei o arquivo 53.03_winxp2k_international_whql.exe).
  2. Vá no local onde você salvou o executável e clique duas vezes nele. Na janela que aparecerá escolha o lugar onde os arquivos serão descompactados - não faz diferença qual é, pode deixar a sugerida


HYPERLINK
Coluna de B Piropo no Fórum PCs aqui
Windows Virtual PC: XP Mode aqui

Nenhum comentário: