r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

23 junho 2009

Nokia N97: só uma promessa ou também uma realidade?

Estou (ou estava?!) ansioso pela chegada do N97 - pensava nele e ouvia na cabeça aquele jargão do Casseta e Planeta "Seus problemas acabaram!!". Mas depois de brincar um pouquinho com o 5800 na Fnac e ter a impressão que o Symbian dele é igual ao do meu N95, só que touch-screen, devo confessar que desanimei um pouco. Imaginava uma interface revolucionária, com direito a dar chapéu e gritar olé no iPhone - atualmente o aparelho campeão nessa área. Será que vem algo realmente bom?

Cheguei a conclusão, ja óbvia para alguns e um absurdo para xiitas, que o importante não é necessariamente a máquina, mas o que roda nela. Isso sempre valeu para os computadores e comprovei que vale para os smartphones. Digo isso por mesmo tento um celular com um hardware impagável (que o digam as tantas prestações, parece compra de casa própria) como o N95 8GB vejo os iPhones rodando aplicações que me deixam chupando dedo, pois são campeãs na acessibilidade e na parte gráfica. Assumo que pra mim é importante um visual agradável e a facilidade de uso, não só a utilidade.

Dito tudo isso, pergunto: a Nokia vai conseguir revolucionar o hardware e ao mesmo tempo incentivar os desenvolvedores a criar aplicações no symbian que consigam rivalizar com o que a Apple conseguiu fazer? Teremos um combo multimídia + trabalho = prazer chegando nas prateleiras no segundo sempreste com o nome N97? Só o tempo dirá.

Nenhum comentário: