Batman: O Cavaleiro das Trevas
No último domingo assisti Batman: O Cavaleiro das Trevas na sala 3 do Shopping Boulevard Tatuapé e posso afirmar que esse é um dos melhores filmes do ano!
2008 vem sendo um ano generoso com os heróis de quadrinhos, começando com a excelente adaptação do Homem de Ferro - com destaque para a atuação do Robert Downey Jr. como Tony Stark, conseguindo captar toda a irreverência do personagem - primeiro filme independente produzido pela Marvel Studios (os outros filmes da Marvel como X-Man e Spiderman foram produzidos por grandes estúdios, como Columbia TriStar Picture e 20th Century Fox respectivamente, que compravam os direitos dos personagens para o filme e permitiam uma certa participação da Marvel), mais detalhes sobre esse filme em um post futuro, afinal estou aqui para falar do morcegão! =)
Batman é um dos blockbusters mais aguardados de 2008 (veja a minha lista completa aqui), parte pelo personagem principal - um dos personagens mais importantes da DC Comics, junto de Superman - e parte pela campanha de marketing feita pela produtora, usando e abusando de ARGs (Alternate Reality Games) pelas capitais do mundo a fora! Em São Paulo foram realizadas duas caças ao tesouro: a primeira nos shoppings Eldorado e Interlagos e a segunda realizada em plena Avenida Paulista - leia mais detalhes em Hyperlink, logo abaixo -. Para mostrar como isso foi eficiente a estréia do filme foi a mais vista nos cinemas tupiniquins em 2008 e a maior arrecadação numa sessão de meia-noite nos Estados Unidos - ele é também o maior lançamento da América do Norte de todos os tempos, entrando em cartaz em 4.366 salas.
Como são muitos os sites e blogs que resenharam o filme de forma competente vou me contentar em das minha opinião, caso queira ler mais detalhes basta clicar nos links do Hyperlink, ok?
Em poucas palavras, afirmo: o filme é ótimo! Sombrio na medida certa, mantém uma cronologia que respeita as histórias originais (claro, existem algumas alterações, mas nenhuma que choque os fãs!), consegue não ser óbvio - se você é como eu e fica tentando adivinhar o que vai acontecer na cena seguinte, prepara-se para errar muito - e conta com boas atuações de Christian Bale (Batman), Aaron Eckhart (Harvey Dent ou Duas Caras) e grande elenco... e claro, a ótima atuação de Heath Ledger como Coringa!
Quando comecei a ler sobre o filme, a participação de Ledger me preocupou pois em outros longas ele passava uma imagem do típico jovem rebelde americano, ja repetida a exaustão nos filmes de verão americanos. Mas da primeira as última cena do filme admito que ele esteve perfeito e irreconhecível! Passou a carga dramática do personagem, mostrou todo o tempo as diferenças entre seu personagem e o morcegão - deixando claro que eles são opostos perfeitos - e construiu um personagem que, apesar de ser um completo louco homicida, cativa o público. O sr. Nicholson que me perdoe, mas mesmo tendo gostado muito da sua interpretação no filme de 89 a atuação de Ledger não deixou espaço para comparações - foram dois momentos completamente diferentes do personagem: a primeira foi mais caricaturizada, bem ao estilo da série do Batman de 68; a segunda reflete bem as mudanças de comportamento dos últimos 40 anos, investindo fundo na criação de um perfil psicológico depravado e mostrando um pouco do personagem reestilizado que a DC mostra nos gibis de hoje.
Se você ainda não viu, veja! Vale a pena.
CURIOSIDADES
Você ja imaginou como seria ser o Batman? Quanto esforço seria necessário para atingir o preparo físico do morcegão e ser considerado o melhor lutador - no gibi Bruce pratica com os maiores mestres do mundo, em diferentes artes como Box e Karatê, até ser capaz de vencê-los em sua própria técnica - de todos os tempos? Bem, alguém pensou! E. Paul Zehr, professor associado de cinesiologia e neurociência na Universidade Vitória, na Columbia Britânica (Canadá), deu uma entrevista ao G1 comentando o assunto que debateu em seu livro, "Becoming Batman: The Possibility of a Superhero” ("Tornando-se Batman: A Possibilidade de um Super-Herói"), da The Johns Hopkins University Press. Leia mais no site do G1, clicando aqui.
HYPERLINK
Matéria do jornal O Globo sobre o sucesso da estréia aqui
Outra matéria, comentando os recordes atingidos na estréia aqui
Resenha do filme feita pelo Judão aqui
Cobertura dos ARGs feitos pelo site Omelete aqui e aqui
Cobertura do segundo ARG feito pelo Judão, com direito a fotos desse jovem que voz fala e sua fiel trupe: Kitty e A. Crespo aqui
Clique aqui para ler o texto completo.