r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

05 novembro 2007

História das palavras

A descoberta da linguagem escrita trouxe para a humanidade a possibilidade de transmitir conhecimento de forma clara e concisa - mas como o segredo é um conhecimento mais antigo ainda, a linguagem escrita nem sempre visa transmitir, mas sim documentar -. Com o uso de símbolos e respeitando certas regras gramaticais, que são habilmente dilaceradas de forma sistemática por nós, podemos deixar gravados em pedra (ou blu-ray, deixo a sua escolha!) a nossa opinião sobre o mundo.

Uma parte da gramática que muito me inspira é a etimologia, que trata da história ou origem das palavras. Durante essa manhã, enquanto procurava confirmar a grafia correta de Ciao, encontrei o site Lingua Estrangeira. Nele li várias curiosidades lingüísticas (são 191 ao todo), como o próprio site outorga, como o exemplo:

Entre as mais famosas composições de Wolfgang Amadeus Mozart está o Requiem, que hoje faz parte, na liturgia Católica, do ofício dos mortos. Requiem significa "repouso", em Latim. A obra inacabada de Mozart tem esse nome pois inicia-se pelas palavras Requiem aeternam dona eis, ou "Dai-lhes o repouso eterno".


Vale a pena conferir! Para conferir essa e várias outras, clique aqui.

Nenhum comentário: