r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

16 outubro 2007

Alterando o código de área do Outlook

j o g o . r á p i d o
A dica é o freeware Phone Changer, da Slovak Tech - dada pela Lu Montes no MSF -. Altere todos os prefixos dos seus contatos do Outlook de forma rápida e prática.

No começo desse ano, quando entrei no mundo PDA com o HP Ipaq rw6828, priorizei a interação do Outlook. A praticidade de ter sua agenda com contatos e compromissos na palma da mão, atualizada e exibida numa tela de bom tamanho é enorme! Uma outra vantagem é não precisar se preocupar com o cadastro dos telefones, pois com o sincronismo todos os seus contatos ficam prontos para serem consultados e contactados (a grande maioria dos celulares atuais ja permitem esse mesmo sincronismo! Considero um pré-requisito para a escolha de um celular, assim como não-ser-da-Vivo: Vivo, nem morto!).

Estava tudo muito bem até a primeira ligação - ou melhor, tentativa! -. Tinha como costume de vários anos anotar todos os telefones com 0XX (XX sendo o DDD). Só que para ligações por celular temos três opções para armazenar um contato:

  • 0 + operadora + DDD + telefone;
    • Exemplo: (04111)2222-2222.
  • DDD + telefone;
    • Exemplo: (11)2222-2222. Nesse caso a operadora adiciona o seu próprio prefixo, como o 41 da Tim acima.
  • telefone.
    • Exemplo: 2222-2222 - a operadora adiciona o prefixo e considera o número como de mesma localidade. Em São Paulo o 11, no Rio o 21 e etc.

O que fazer com todos os contatos (mais de 500 no meu caso)? Depois de testar alguns aplicativos optei por exportar para o Excel, criar uma macro para alterar os prefixos (ja cadastrei todos com o 041, dica velha do Crespo. Dessa forma sempre que você estiver fora da sua cidade a ligação será feita normalmente, pois está cadastrada com o código da operadora) e depois importar tudo de volta.

Para tornar essa tarefa bem mais simples e fácil basta seguir a dica que a Lu Montes enviou para o MSF: o freeware Phone Changer, da Slovak Tech. Ele promete alterar todos os seus contatos seguindo os padrões que você configura. Ainda não usei, mas parece ser um aplicativo leve e fácil de usar.

Nenhum comentário: