r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

17 agosto 2009

Pendrive bootável: Uma nova vida para o Symantec Ghost e suas imagens

Quem trabalha com suporte na área de TI costuma usar e abusar das imagens do HD. Vou dar o passo-a-passo de como gerar um pendrive bootável, como criar e usar esse pendrive com o Norton Ghost e também como instalar o Windows através de um pendrive. Primeiramente, caso já não saiba, vamos entender o que é uma imagem ou clone:

Uma imagem, também chamado de clone, é uma cópia exata de todos os arquivos que estão armazenados em um HD ou partição lógica. Diferente de um ponto de restauração criado no Windows, uma imagem permite que você restaure seus dados para um ponto idêntico ao momento em que ela foi criada. Por exemplo, se você fez uma imagem do seu computador a 3 meses atrás e continuou usando sua máquina - criou novos documentos, apagou ou alterou outros, instalou programas ou mesmo se sua máquina pegou um vírus -, quanto restaurar essa imagem seu micro voltará a assumir o mesmo estado que tinha na época, apagando qualquer alteração que ela possa ter sofrido.


Essa forma tão útil de backup tem me sido útil a vários anos! Existem várias ferramentas que fazem isso (Acronis True Image, Drive Snapshop, DriveImage XML, Partimage, XXClone, entre outros), mas a primeira que conheci e que continuo recomendando até hoje é a Norton Ghost, da Symantec. A versão mais atual exige que você instale o programa no seu computador para gerar a imagem, mas uma das antigas versões tinha uma maneira mais prática: ela gerava um disquete de boot que permitia você gerar uma imagem de um HD inteiro ou de uma partição, validar se a imagem foi criada com sucesso e recuperar essa imagem.

O tempo passou, muitos computadores vieram e foram embora, mas a ferramenta continou sendo minha aliada até que a nova geração, os netbook, chegaram sem drive de disquete - esse velho amigo de 3 1/4 está verdadeiramente agonizando! O que fazer? Trocar a ferramenta que continua funcionando até hoje, sendo em HD IDE ou SATA, nos mais variados desktops? Não! Correi atrás de uma forma de atualizar minha ferramenta, saindo do disquete e indo para o pendrive!

Depois de várias horas fuçando pela internet encontrei alguns bons sites- todos estão listados mais abaixo, em Hyperlink - que me ensinaram a criar um pendrive bootável com o MS-DOS (feito pelo usuário Rhada do Fórum ADrenaline) e como criar um pendrive bootável com o Windows Vista ou Windows 7 (no site Explorando e Aprendendo). Vou resumir algumas das etapas abaixo, caso os textos originais saiam do ar, mas recomendo visitar cada um dos sites.

PENDRIVE BOOTÁVEL COM MS-DOS

1. Copie o utilitário HP USB Disk Storage Format Tool (clique aqui)
2. Depois de instala-lo, execute o programa. Na janela, marque as opções:

. . . i. Device selecione seu pendrive
. . . ii. File system FAT32
. . . iii. Volume label Boot
. . . iv. Format options selecione as caixas Quick Format e Create a Dos startup disk
. . . v. using DOS system files located at: por último, você precisa marcar aqui o local onde os arquivos de boot do DOS estão (basicamente são o IO.sys, MSDOS.sys e o COMMAND.com) - caso não os tenha você pode encontrar no post original do Rhasta ou procurar pela internet, são fáceis de encontrar.

3. Clique em Start, leia a mensagem que alerta que todos os dados do pendrive serão apagados e, caso esteja de acordo, clique em Sim.

Pronto! Seu pendrive é bootável e pode ser usado em todo o computador que aceite dar o boot pela USB. Com isso e mais algumas alterações nos arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS do disquete original do Ghost você terá um pendrive bootável com o Norton Ghost - caso não saiba editar esse arquivos você pode usar os originais e quando for solicitado que escolha entre o disquete ou o CD de boot do Ghost você clica Ctrl+C e procura pelo arquivo Ghost.exe.

INSTALANDO O WINDOWS VISTA OU SEVEN USANDO UM PENDRIVE BOOTÁVEL

1. Em um micro com Windows, execute o Prompt de Comando - caso esteja usando o Vista ou o próprio Seven para isso, execute como Administrador
2. No prompt, digite diskpart e tecle Enter
3. No prompt do Diskpart, digite list disk e tecle Enter
4. Selecione o seu pendrive digitando select disk x, onde x é o número do disco do seu pendrive - a dica é reconhecer ele pelo tamanho, provavelmente será o menor. Tome cuidado nessa etapa, caso selecione o errado você poderá perder dados do seu micro!
5. Digite clean e tecle Enter
6. Digite create partition primary e tecle Enter
7. Digite select partition 1 e tecle Enter
8. Digite active e tecle Enter
9. Digite format fs=NTFS e tecle Enter
10. Digite assign e tecle Enter
11. Digite exit e tecle Enter

Depois desse último comando o prompt do Diskpart fechará e você vai continuar no prompt de comando. Insira o CD do Windows Vista ou Seven no CD-ROM do seu computador. Vamos continuar supondo que a letra da unidade de CD é D: e que a unidade do seu pendrive é E: (caso seja outra, apenas substitua pela letra correta). No prompt, faça:

1. Digite D: e tecle Enter
2. Digite cd boot e tecle Enter
3. Digite bootsect /nt60 E: e tecle Enter

Pronto! Seu pendrive é bootável! Para instalar o Windows se sua preferência, apenas copie todos os arquivos do CD para o pendrive (veja se seu pendrive tem espaço pra tudo) e bootar seu micro. Algumas dicas adicionais:

. O comando bootsect só funcionará corretamente no Windows Vista ou Seven se o Prompt de Comando tiver sido executado como Administrador
. Para que seu micro boot pelo pendrive é necessário configurar a BIOS do seu computador e alterar a sequência de boot (não são todos os computadores que aceitam essa opção, os mais antigos não fazem isso)

Sinceramente os posts originais são bem mais detalhados e tem ilustrações, vale a pena ler cada um deles. Tudo isso começou com um Asus EEE 1008HA, que até agora tem atingido todas as expectativas. Quem sabe ainda falo um pouco mais dele por aqui!

Espero ter ajudado! Não esqueça, sempre compartilhe o que você aprende com os outros! :)


HYPERLINK
Post do usuário Rhada no Fórum Adrenaline aqui
Tutorial de como criar um pendrive bootável com o Windows Vista ou 7 no blog Explorando e Aprendendo aqui
Aprendendo a criar uma imagem usando o Partimage aqui
Wiki: Saiba mais sobre uma partição aqui
Saiba o que é e como fazer um ponto de restauração aqui
Instalando outros sistemas operacionais no Asus EEE 1008ha aqui
Clique aqui para ler o texto completo.

09 agosto 2009

Aludindo: Deepak Chopra

Pensamento da noite:

"O passado é história, o futuro é mistério, o agora é uma dádiva e por isso se chama presente."

by Deepak Chopra
Clique aqui para ler o texto completo.

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Para quem gostou dos livros de As Crônicas de Nárnia ou mesmo quem gostou dos primeiros dois filmes da série - o segundo filme, Príncipe Cáspian, é muito melhor que o primeiro, quem ainda não viu e gosta de literatura fantástica não deve perder, corra para a locadora mais próxima! - fica aqui uma boa notícia: o livro A Viagem do Peregrino da Alvorada está sendo produzido e tem estreia prometida para 7 de maio de 2010!

Os livros são fantásticos, estou no último dos 7 volumes e recomendo a todos! No cinema foram adaptadas os dois primeiros livros, na ordem de publicação pelo autor, mas não seguindo a ordem cronológica da história, que é:

O Sobrinho do Mago (de 1955)
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (de 1950)
O Cavalo e seu Menino (de 1954)
Príncipe Caspian (de 1951)
A Viagem do Peregrino da Alvorada (de 1952)
A Cadeira de Prata (de 1953)
A Última Batalha (de 1956)

Espero que a adaptação respeite da melhor maneira possível a história escrita por Clive Staples Lewis, mais conhecido como C. S. Lewis, e consiga alavancar um bom retorno financeiro para que O Sobrinho do Mago consiga ser trazido as telas - o segundo filme, apesar de ser o melhor na milha opinião, não conseguiu aquecer as bilheterias tanto quanto era esperado pelos produtores.

E por falar em literatura fantástica, como anda a continuação da trilogia His Dark Material? Depois da adaptação de A Bússola de Ouro para a telona, que convenhemos, ficou muito aquém do livro - mesmo tendo gostado do primeiro livro quase desisto de ler a série depois de assistir ao filme -, nada mais foi dito ou prometido sobre A Faca Sutil e A Luneta Âmbar. Para quem não sabe, o filme foi um fracasso comercial, situação que comprometeu sua continuação - mais detalhes na matéria escrita no Jovem Nerd, links mais abaixo.


HYPERLINK
Matéria sobre A Viagem do Peregrino da Alvorada no Jovem Nerd aqui
Wiki: As Crônicas de Nárnia aqui
Wiki: Trilogia His Dark Materials aqui
Matéria sobre o drama que ocorre por detrás dos bastidores das possíveis continuações de A Bússola de Ouro no Jovem Nerd aqui
Clique aqui para ler o texto completo.

Lengendas de DVD

São poucas as pessoas que estão conectadas na internet hoje em dia que nunca assistiram um filme em DivX. Nos últimos tempos ficou ainda mais fácil assistir seus seriados, filmes ou outros vídeos quaisquer nesse formato com a ajuda dos player de DVD que conseguem ler AVI em DVDs regraváveis ou até através de uma conexão USB, lendo pendrives ou hd externo.

Com tanta tecnologia a disposiçao tem uma coisa que irrita muita gente: a lengenda! Cada player tem um tamanho padrão de fonte, com sua cor, tamanho e outras características que normalmente não podem ser configuradas - gostando ou não as letrinhas dos filmes serão sempre as mesmas! Para quem não gosta da legenda que seu player de DVD exibe deixo aqui uma dica simples, rápida e prática, que pode solucionar seu problema!

Usando um programa freeware chamado avisub você pode em poucos minutos embutir a legenda no filme com a formatação que quiser! O programa é um executável que não requer instalação. Faça assim:

1. Clique em load avi para carregar o filme DivX que você escolheu
2. Carregue a legenda clicando em load srt, txt, idx
3. Agora você pode formatar a fonte da forma que você quiser, alterando a cor da fonte, seu tamanho, entre outras opções. Assim que estiver do gosto do freguês, aperte o botão Generate Subbed AVI e pronto!

Esse processo leva menos de 3 minutos e não estraga seu filme, pois ele não compila um novo filme, alterando seu formato, mas na verdade ele empacota a legenda com o filme sem alterar sua qualidade - você pode colocar até 3 legendas diferente. O filme ficará com as legendas em um arquivo .divx. Pra retornar para a extenção .avi basta renomear o arquivo para a extensão .avi novamente.

Essa dica foi lida no HT Forum, postada pelo membro *Jack*, a quem posto meus agradecimentos.

Clique aqui para ler o texto completo.