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22 abril 2008

Guia: Como escolher a melhor câmera fotográfica... pra você!

O melhor varia de pessoa para pessoa e geralmente não sobrevive a muitos verões. Ele muda constantemente, adaptando-se aos nossos desejos e vontade, a moda e a muitos outros fatores externos. Considerando tudo que pode ser considerado, como ponderar qual é a melhor escolha? Se você é uma pessoa de decisões simples, parabéns! Em poucos minutos você toma as mais difíceis escolhas - claro que algumas merecem uma dedicação maior, mas estou generalizando nesse momento -. Agora, se você não consegue ser assim tão simples, talvez seja interessante racionalizar (obs: A racionalização, ou PODEPAPE - Ponderação de Detalhes Para Posterior Escolha - pode causar danos se não usada com cautela. As decisões mais simples podem pesar tanto quanto as maiores, portanto use com moderação!).

Em 2006 fiz uma pesquisa a procura da câmera fotográfica perfeita... PRA MIM. Não para a maioria ou minoria da população, mas uma que encaixa-se as minhas necessidades e expectativas. Posto abaixo pois acho uma linha de pensamento interessante, mesmo que confusa. :)

Comparação: A510 x S1-IS x S5100

História

Julho (de 2006!) chegou! Um mês muito aguardado por mim, pois fixei como objetivo adquirir minha primeira máquina fotográfica digital! Felicidade no ar, alegria estampada no rosto, mas uma dúvida impera: qual máquina comprar?

Todos os dias aparecem pessoas nos mais diversos fóruns questionando qual a melhor máquina. Pergunta essa de difícil resposta, pois o melhor pra mim não é, necessariamente, o melhor pra você. Para Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês, a melhor é uma Leica - marca tradicional no mercado fotográfico, que até esse ano atuava estritamente em modelos de grande qualidade óptica e mecânica, mas nada digital.

Para escolher o modelo de câmera ideal, eu pensei em qual seria a foto ideal! O que eu quero fotografar? Em quais situações? O que eu espero dessa foto? Enfim, o que eu almejo?

E eu almejava o céu!

Desde sempre o céu me fascina, com suas infinitas possibilidades. Quem mora em São Paulo, como eu, não consegue observar um céu estrelado. Salvo destemidas luzinhas que insistem em brilhar nesse céu, os corpos celestes não tem como mostrar sua cara no meio da poluição luminosa e atmosférica da minha amada metrópole. Mas quando viajo para lugares como Paraty – o céu que mais me impressionou até hoje – costumo passar um bom tempo admirando as estrelas, encantado. Na última oportunidade que tive, apesar de ter a abóbada celeste em toda sua beleza lá, pronta para ser fotografada, me faltou uma câmera que estivesse a altura da tarefa – minha Kodak não estava nem perto de enfrentar esse desafio.


As escolhidas

Com isso em mente ficou claro que eu precisaria de um equipamento com um mínimo de controle manual! Comecei a passear pela Internet para aprender um pouco mais, aprendendo com as dúvidas dos outros e descobrindo um pouco mais...


Sensor Size x Effective pixels

A relação entre o tamanho do sensor e a quantidade de pixels de uma câmera é fundamental para a qualidade da imagem
.

Fotocélulas menores captam menos luz e possuem uma relação sinal/ruído pior do que células maiores. Fotocélulas são como baldes na chuva. Quanto maior o balde, mais água capta. Analogamente, quanto maior a fotocélula, mais luz ela armazena e menos ruído gera. Essa regra só vai mudar quando algum laboratório descobrir uma nova forma de fabricar sensores CMOS e CCD. Isso envolve pesquisa de novos materiais, cerâmicas, métodos de fabricação e muitas outras coisas que estão distantes de nós. Alguém, um dia, vai conseguir. Mas, por enquanto, esta é uma regra básica: fotocélulas menores captam menos luz e geram mais ruído.


A510: 1/2.5’’ x 3.1 MP
S5100: 1/2.7’’ x 4.2 MP
S1-IS: 1/2.7’’ x 3.2 MP

Ponto para a A510. [peso 4]


Zoom wide

Quanto menor esse valor, maior o espaço que a câmera consegue captar (ou seja, maior abertura).

A510: 35mm
S5100: 37mm
S1-IS: 38mm

Ponto para a A510. [peso 2]


Zoom tele

O Zoom é a capacidade de uma lente de variar sua distância focal por meio da movimentação de seus elementos. Esse é o ponto chave que diferencia a A510 das demais.

A510: 35 – 140 mm (4x)
S5100: 37 – 370 mm (10x)
S1-IS: 38 – 380 mm (10x)

Ponto para a S5100 e a S1-IS. [peso 4]


Estabilizador de imagem

A510: No
S5100: No

S1-IS: Yes

Ponto para a S1. O estabilizador ajuda bastante no resultado final de uma foto rápida com zoom no máximo. [peso 3]


Auto focus type

A510: Ai AF TTL 9-point
S5100: Unknow
S1-IS: TTL, FlexiZone


A A510 tem esquema de foco por 9 pontos no automático. Ou seja, ela analisa os 9 pontos da tela e faz o foco para você. No caso da S1, tem o flexizone. Isso seria o seguinte: existe apenas 1 ponto de foco, mas você movimenta ele livremente por toda a tela. Assim você pode focar onde quiser. Sabendo isso, fica a dúvida: quanto isso interfere na escolha? O uso de 9 pontos da A510 no foco automático interfere em alguma coisa no foco manual?


Macro Focus Range

Menor distância entre um objeto e a lente da câmera para focalizar um objeto.

A510: 5cm

S5100: 10cm
S1-IS: 10cm


Ponto para a A510. Esse valor não pode ser considerado definitivo, pois ja vi fotos da S5100 e da S1 com macro inferior a 10cm, mas é uma base.


Abertura mínima

O Apperture Range é o tamanho da abertura das lentes, que determina a quantidade de luz que atingirá o sensor.

A510: F5.5
S5100: F3.1
S1-IS: F3.1 / F8

Ponto para a S1-IS.


Abertura máxima

A510: F2.6
S5100: F2.8
S1-IS: F2.8

Ponto para a A510.


Flash guide

A distância na qual o flash ilumina satisfatoriamente um objeto em situações de baixa luminosidade.

A510: 3.5m – 5m
S5100: 4.5m – 5m
S1-IS: 4.2m

Ponto para a A510, que possui um flash mais potente.


Flash Modes

A510: Auto, On, Off, Manual (Red Eye On/Off)
S5100: Auto, Fill-in, Red-Eye reduction, Slow Sync, Off
S1-IS: Auto, Fill-in, Red-Eye reduction, Slow Sync, Off


Ponto para a S5100 e S1-IS. Ambas possuem o modo Slow Sync, ou segunda cortina, que da a opção de disparar o flash na hora que o diafragma abre OU fecha em fotos com alto tempo de execução.


Continuous Drive

Possibilita tirar uma série de fotos, uma após a outra imediatamente.

A510: 2.3 fps, 12 images
S5100: 3 fps
S1-IS: 1.7 fps, up to 24 images

Ponto para a S5100, com 3 fps e quantidade de fotos limitada pelo cartão de armazenamento. [peso 2]


Tipo de armazenamento

A510: SD / MMC card

S5100: xDPicture Card
S1-IS: Compact Flash (Type I or II)

Ponto para a A510. A explicação é simples: o meu futuro PDA utiliza esse mesmo formato, e com o leitor de SD que tenho ele também vira pendrive. Bem útil, não? [peso 2]

Armazenamento incluído

A510: 16MB MMC card
S5100: 16MB xD card
S1-IS: 32MB CF card

Ponto para a S1. Quanto mais, melhor!


Uncompressed format

A510: No

S5100: Yes, RAW
S1-IS: No

Ponto para a S5100, que possui o formato sem compressão.


Viewfinder

A510:
Ótico
S5100: EVF
S1-IS: EVF


Para quem gosta de tirar foto pelo viewfinder, isso faz diferença! A A510 é ótico, ou seja, igual a maquinas analógicas. Você não esta vendo exatamente o que irá sair na foto. No caso da S1, o que se vê no viewfinder é o que está aparecendo no CCD. Ou seja, você está vendo exatamente o que a máquina está vendo, como se estivesse vendo pelo LCD.


LCD: tamanho

A510: 1.8’’

S5100: 1.5’’
S1-IS: 1.5’’

Ponto para a A510, com o maior display. [peso 2]


LCD: tipo

A510: fixo
S5100: fixo
S1-IS: articulado / móvel

Ponto para a S1, que possui um display móvel que facilita a composição da foto independente da posição da máquina.


LCD: resolução

Todos os 3 modelos estão na mesma faixa.

A510: 115000 pixels
S5100: 115000 pixels

S1-IS: 114000 pixels

Ponto para a A510 e S5100. Embora a diferença seja pequena em relação ao tamanho do display, quanto mais pixels no LCD melhor!


Bateria

A510: 2 baterias AA
S5100: 4 baterias AA
S1-IS: 4 baterias AA

Ponto para a A510. Um carregador com 4 baterias NiMH é suficiente para colocar a A510 funcionando e sobra um par de reserva.


Portabilidade

Motivo pela qual a A510 entrou nessa lista. Mesmo sendo um modelo de categoria diferente das demais, sua portabilidade (tamanho x peso) faz com que eu a considere.

A510: 91 x 64 x 38 mm com 230 g

S5100: 113 x 81 x 79 mm com 387 g
S1-IS: 111 x 78 x 66 mm com 469 g

Como não poderia deixar de ser, ponto para a A510. [peso 4]


Pegada

Esse item ainda está em aberto, pois não peguei a A510 nas mãos. No pouco contato que tive com a S5100 e a S1, considero a Fuji com melhor pegada. Esse item é muito pessoal, portanto cada um deve formar sua opinião pegando cada modelos na mão e testando.

Ponto para a S5100. [peso 2]


Aparência

Podem falar que não, mas a aparência da máquina é fundamental. Ao mesmo tempo que não quero um equipamento que chame a atenção na rua, a aparência mais profissional de alguns modelos agrada aos olhos.

Ponto para a S1 e S5100. [peso 2]


Preço

Embora a diferença entre a S5100 e a S1 praticamente não exista no EUA – por causa do lançamento da S2-IS –, ora mantendo a Fuji como mais cara, ora a Canon, encontramos no Brasil uma visível diferença entre esses dois modelos.

A510: R$640,00
S5100: R$1.075,00
S1-IS: R$1.300,00

Ponto para a A510. O peso desse item pode ser sentido no bolso: cada real a mais dignifica um bolso mais leve, o que não é interessante para ninguém! [peso 2]


Resultado

Nesse resultado eu somei apenas o ponto dado para cada modelo, considerando o peso atribuído a nota. Às notas que não possuem peso foi atribuído peso 1.

A510: 19 pontos
S5100: 13 pontos
S1-IS: 15 pontos

Todas as 3 câmeras são ótimos equipamentos. Cada qual com suas peculiaridades, todas agradariam esse semi-fotógrafo amador. Quero deixar claro que não tenho a pretensão de formar opiniões a respeito de nenhum desses equipamentos, e que espero o comentário de todos opinando sobre essa comparação, sugerindo correções, etc.

Agradeço o Crespo, que mesmo sendo um fotógrafo meia boca (brincadeira!) é um grande amigo e ajudou nessa comparação.


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