r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

12 agosto 2010

Proteção elétrica para os seus eletrônicos

Uma coisa é certa: precisamos proteger o nosso investimento! A compra de um computador envolve dinheiro, em alguns casos até R$3.000,00 ou mais, e esse investimento precisa de uma proteção digna! Imagine-se comprando um seguro que ao invés de ser pago mensalmente terá uma unica parcela para anos de proteção contra uma sobre tensão ou um surto elétrico - ou pior, o surto da sua esposa quando ela descobrir que você, o "cara da tecnologia", não protegeu o computador de casa e um problema elétrico mandou tudo pelo ares.

Tradicionalmente as proteções mais recomendadas em lojas são os estabilizadores e nobreaks, mas você sabe se isso realmente funciona? Bem, eu tinha aquela velha opinião formada sobre tudo mas quando precisei proteger alguns equipamentos no meu novo apartamento resolvi pesquisar um pouco. Ahh, é muito importante dizer que não é só seu micro que precisa de proteção, mas na minha opinião todo eletrônico que custou um sorriso e uma lágrima para serem comprados precisam ser protegidos também: TVs de LCD, vídeo game, home theater, aparelhos de som e outros badulecos estimados por nós.

Uma das melhores discussões sobre esse assunto achei no FórumPCs, trazidos a nós pelos foristas faller e _rau_ com a ajuda e opinião de vários outros membros do fórum. O faller é respeitado em vários fóruns da internet por fazer reviews de equipamentos de proteção recheados de detalhes - fotos, especificações técnicas dos componentes, gráficos com curva de diodo e tudo mais que faz a felicidade dos nerds como eu mas espantam um pouco a pessoa que quer apenas saber qual a melhor proteção para seus equipamentos e que não entende ou pouco se interessa por tantos detalhes.

Bem, um resumo do que li até agora é que como tudo na vida, a melhor proteção elétrica depende. Do que? Depende do seu bolso e quanto você quer investir, de achar a venda produtos de qualidade (busquei nos últimos dias e quase não achei nenhum dos que procurava a venda) e principalmente da sua instalação elétrica. Na sua casa costuma acontecer variações freqüentes na rede elétrica, como a lâmpada diminuir a intensidade por alguns segundos na casa toda? Falta luz com freqüência? É uma região com pouca proteção contra raios e é normal acontecer de equipamentos queimarem em dias de chuva? São várias perguntas!

Ouvi - ou melhor, li! - que na maior parte das vezes o uso de um estabilizador não é necessário nem recomendável, pois a fonte dos equipamentos - seja sua TV ou seu micro - foram projetadas para trabalhar em redes elétricas com algumas variação e suportam bem o tranco, precisando na verdade de um bom filtro de linha. Um bom filtro de linha oferece uma proteção razoável contra surtos, sobre tensão e outros problemas elétricos. Nobreak só se justifica para quem precisa manter seu equipamento ligado por alguns minutos durante uma falta de energia, por exemplo quando a luz acaba e o Playstation está aplicando uma atualização de firmware que se parada no meio pode danificar o aparelho - e é importante dizer que se você tem um micro ou outro equipamento eletrônico com fonte com PFC ativo (Correção de Fator de Potência, vou postar abaixo alguns links, entre eles uma explicação bem técnica sobre isso) um nobreak simples, desses encontrados nos shopping e supermercados não vão servir, mesmo que sejam de marcas de primeira linha como a APC, pois trabalham com onda quadrada ou onda senoidal aproximada. Se você não entendeu nada do que eu disse a pouco mas tem uma fonte com PFC ativo basta procurar um nobreak senoidal - um bom vendedor saberá do que se trata.

Algumas das melhores recomendações de filtro de linha do mercado, disponíveis no Brasil, sumiram das prateleiras depois que o Brasil adotou o novo padrão de tomadas tupiniquim. Grandes fabricantes como a APC vão demorar para adotar esse modelo ou simplesmente vão ignorar o nosso mercado até que seja vantajoso para elas se adaptarem, ja que o padrão Nema, americano, era vendido no Brasil sem adaptação até a mudança da norma. Vou listar alguns modelos que foram recomendados logo abaixo:

Para tensão 110V
APC PH8VT3
APC P7T
APC P6B
Upsai FHT-1200 (esse último ainda pode ser encontrado pois é uma proteção profissional fabricado por uma empresa nacional, está sendo a mais indicada atualmente)

Para tensão 220V
Upsai FHT-1200 (a Upsai fabrica o mesmo modelo nas duas tensões)
Clamper Computer Protector Pro (vendido no site do próprio fabricante)

Vou pesquisar um pouco mais, devo ter alguma atualização nos próximos dias, mas ficam aqui algumas dicas. Tem muito material na internet sobre o assunto, vou colocar abaixo alguns links que achei bem util na pesquisa e podem ser uma fonte de informação para quem quiser mais detalhes. Se você gasta vários mil reais na compra dos seus equipamentos, gaste pelo menos 10% desse valor em proteção - seu bolso agradece!


HYPERLINK
Post que reúne link para várias avaliações de filtros de linha e proteções elétricas aqui
Texto técnico e bem detalhado do Faller falando sobre PFC e seus benefícios aqui
Breve e técnica explicação sobre a necessidade do uso de nobreak senoidal com equipamentos com fonte com PFC aqui
Texto que detalha qual a alimentação mais indicada para seu computador: 110V ou 220V aqui
Dica de segurança da rede elétrica e indicação do uso do dispositivo DPS no seu quadro de entrada aqui
Para os nerds de plantão, veja como melhorar um filtro de linha básico com alguns componentes eletrônicos e um bom ferro de solda (atenção: faça por sua conta e risco) aqui
Você sabe o que é aterramento? Pois veja neste texto técnico aqui
Upsai, fabricante nacional aqui
Clamper, fabricante de proteções elétricas aqui
FórumPCS, um dos maiores e mais conhecidos fóruns de tecnologia do Brasil aqui
Clique aqui para ler o texto completo.

08 agosto 2010

A Turma da Mônica contra as drogas: ajude você também!

Atualmente um grande problema da sociedade são as drogas. Vemos esse assunto estampado nas revistas, em manchetes de jornais, na TV e no cinema... mas o que fazemos a respeito? Algumas vezes acabamos tão mergulhados no dia a dia que ficamos anestesiados com o "problema dos outros" e nada fazemos até que ele se torne um problema nosso, no nosso círculo de convívio ou até mesmo em nossa família. Vamos fazer alguma coisa?

A alguns anos os Estúdios Maurício de Souza fizeram um gibi especial sobre o tema, alertando as crianças sobre o assunto e dando dicas importantes de como reconhecer as drogas e o que fazer numa hora dessas. Leia e passe adiante, essa iniciativa precisa continuar gerando frutos e sendo lidas pelas nossas crianças para que, amanhã, esse assunto seja apenas lido em livros de história.

Faça a sua parte! Compartilhe! A Vida agradece.


HYPERLINK
Link para download da Revista Turma da Mônica - Uma história que precisa ter fim aqui
.
Clique aqui para ler o texto completo.