r e a d e r

Acompanhe meus comentários através do Reader

29 outubro 2007

Você ainda é geek?

Depois do teste do Mingle2, onde obtive inacreditáveis 46% (só por fazer o teste e publicar o resultado no blog ja deveria valer uns 15% extras!) volto a prova dos nove com um novo teste do Justsayhi. Como você pode ver logo abaixo, obtive praticamente o mesmo resultado - confirmando a qualidade dos testes!

Mostre que o geek está com você, clique aqui.


48% Geek
48%

Meet Florida Singles

Clique aqui para ler o texto completo.

23 outubro 2007

Quem é o melhor? McGyver, Jack Bauer ou Capitão Nascimento?

Um dia quiseram ver quem era o melhor: McGyver, Jack Bauer ou Capitão Nascimento.
Chegaram pro McGyver e falaram:

- Soltamos um coelho nessa floresta. Encontre mais rápido que os outros e você será considerado o melhor!

McGyver pegou uma moeda de 5 centavos no chão, um graveto e uma pedra e entrou na floresta. Demorou 2 dias pra construir um detector de coelhos em floresta e voltou no 3º dia com o coelho.

Dai chegaram pro Jack Bauer e falaram a mesma coisa. Ele entrou correndo na floresta e 24 horas depois apareceu com o coelho. Pediu desculpas porque teve q desarmar 5 bombas nucleares, recuperar 15 armas quimicas, escapar de um navio cargueiro que ia pra china e matar 100 terroristas pra chegar ate o coelho.
Dai pediram para o Capitão Nascimento ir buscar o coelho. Se ele demorasse menos de 24 horas ele seria o melhor. No que ele respondeu:

- Tá de sacanagem comigo 05? Cê tá de sacanagem comigo? Você acha que eu tenho um dia inteiro pra perder com essa porra de brincadeira, 05? Tu é mo-le-que! MO-LE-QUE 05!!!

Virou-se calmamente para a floresta e gritou:

- Pede pra sair!!! Pede pra sair cambada!!!

Em menos de 5 segundos, já tinham saido da floresta: 300 coelhos, 20 jaguatiricas, 50 jacares, 1000 paca-tatu-cotia-não, o Shrek e o monstro fumaça Lostzilla do Lost.

Dai ele gritou:

- 02, tem gente com medinho de sair da floresta, 02!

- 07, traz a 12!

Nisso o Bin laden saiu da floresta correndo!

by Alessandra Ventura, por e-mail

Clique aqui para ler o texto completo.

17 outubro 2007

Dicionário gratuito

Para todos os órfãos dos Aurélio, um dos dicionários eletrônicos mais usados no passado, chega uma versão gratuita do Caldas Aulete Digital (CAD) na versão digital. Oferecido pela Lexikon para download e utilização sem restrições - tanto para pessoa física quanto para jurídica - o programa é leve e eficiente.

Ao contrário do Aurélio, também comercializado pela Lexikon, o CAD mantém seu banco de dados em servidores próprios, disponíveis na internet. Assim, ao invés de dedicar os recursos de um servidor da empresa para hospedar a base de dados acessada pelos clientes na rede corporativa, basta liberar a porta 80 do firewall (internet) e instalar o aplicativo para viabilizar as consultas.

O cliente precisa fazer um pequeno cadastro no momento do primeiro login, podendo deixar as informações salvar no micro - o usuário e senha são necessários sempre que a aplicação é inicializada -.

Para mais informações entre no site Aulete Digital ou clique aqui para começar o download.

Clique aqui para ler o texto completo.

16 outubro 2007

Alterando o código de área do Outlook

j o g o . r á p i d o
A dica é o freeware Phone Changer, da Slovak Tech - dada pela Lu Montes no MSF -. Altere todos os prefixos dos seus contatos do Outlook de forma rápida e prática.

No começo desse ano, quando entrei no mundo PDA com o HP Ipaq rw6828, priorizei a interação do Outlook. A praticidade de ter sua agenda com contatos e compromissos na palma da mão, atualizada e exibida numa tela de bom tamanho é enorme! Uma outra vantagem é não precisar se preocupar com o cadastro dos telefones, pois com o sincronismo todos os seus contatos ficam prontos para serem consultados e contactados (a grande maioria dos celulares atuais ja permitem esse mesmo sincronismo! Considero um pré-requisito para a escolha de um celular, assim como não-ser-da-Vivo: Vivo, nem morto!).

Estava tudo muito bem até a primeira ligação - ou melhor, tentativa! -. Tinha como costume de vários anos anotar todos os telefones com 0XX (XX sendo o DDD). Só que para ligações por celular temos três opções para armazenar um contato:

  • 0 + operadora + DDD + telefone;
    • Exemplo: (04111)2222-2222.
  • DDD + telefone;
    • Exemplo: (11)2222-2222. Nesse caso a operadora adiciona o seu próprio prefixo, como o 41 da Tim acima.
  • telefone.
    • Exemplo: 2222-2222 - a operadora adiciona o prefixo e considera o número como de mesma localidade. Em São Paulo o 11, no Rio o 21 e etc.

O que fazer com todos os contatos (mais de 500 no meu caso)? Depois de testar alguns aplicativos optei por exportar para o Excel, criar uma macro para alterar os prefixos (ja cadastrei todos com o 041, dica velha do Crespo. Dessa forma sempre que você estiver fora da sua cidade a ligação será feita normalmente, pois está cadastrada com o código da operadora) e depois importar tudo de volta.

Para tornar essa tarefa bem mais simples e fácil basta seguir a dica que a Lu Montes enviou para o MSF: o freeware Phone Changer, da Slovak Tech. Ele promete alterar todos os seus contatos seguindo os padrões que você configura. Ainda não usei, mas parece ser um aplicativo leve e fácil de usar.
Clique aqui para ler o texto completo.

15 outubro 2007

Golpe do sequëstro - Versão 2.0

Depois de ter pego tantas pessoas no golpe do seqüestro os facínoras de plantão estão inovando! Agora eles ligam primeiro para o suposto seqüestrado se passando por funcionários da companhia telefônica e pedem para que ele desligue seu aparelho, sempre com as desculpas mais criativas possíveis. Divulgue isso entre amigos e familiares! Vivi essa experiência a pouco tempo e vi o quanto uma família sofre até conseguir localizar a pessoa.

NÃO DESLIGUE SEU CELULAR! OS BANDIDOS MUDARAM A TÁTICA!

Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um parente seu e exigindo resgate, pois é, infelizmente ele foi modelado, adaptado, já que a imprensa nacional andou divulgando o método que era utilizado. Agora, os criminosos ligam para você dizendo que seu celular foi clonado:

- Alô, Fulano? Nós somos da (VIVO / CLARO / OI / TIM) e estamos informando que seu celular foi clonado. Você deve desligá-lo por 1 hora apenas, para que possamos efetuar averiguações na linha do seu celular.

Você, acreditando na ótima prestação de serviço, desliga o celular por uma hora, afinal o pedido é somente para desligar o celular - "que mal teria"? -. Aí é que vem o perigo... Os bandidos durante esta hora ligam para sua casa e praticam o golpe do seqüestro. Quem atende ao telefone na sua casa, liga rapidamente para o seu celular e ouve: "Este celular está desligado ou fora da área de serviço". Daí em diante o pavor é total, na família, nos amigos, no trabalho. Portanto, muito cuidado!

Se ocorrer esse fato, mantenha seu celular ligado.

Ao contrário, entre imediatamente em contato com as pessoas mais próximas à você (familiares, amigos, colegas de trabalho) e os alerte do fato.

Após isso, entre em contato com a Polícia (ligue 190 e/ou vá à Delegacia de Polícia mais próxima). Esse aviso é sério. Estão ocorrendo muitos fatos assim.

REPASSE ESSA INFORMAÇÃO.

Fonte: DPF Goiânia (POLÍCIA FEDERAL).

by Roberta
Clique aqui para ler o texto completo.

História do Barômetro: Uma crítica aos métodos de ensino

Minha opinião sobre os métodos de educação atuais, salvo raras exceções, é que são maçantes, repetitivos e desestimulantes. O aluno não é convidado a raciocinar - entrando numa jornada fantástico pelo mundo dos por que e porquês - mas sim obrigado a decorar fórmulas e passos pré-programados de solução. Em História, matéria que tanto gosto, são tantas as datas e nomes a decorar que o contexto histórico se perde completamente. Para que entender a história, conhecendo melhor a si mesmo e aprendendo com os erros de outros?

Lembrei disso assim que li o texto abaixo, encontrado no blog Gegeca do autor homônimo. Essa história é bem divulgada pela Internet, como prova o Google, mas só agora caiu em minha graça. Vale a leitura e também a visita no blog - eu ja agregei o Atom (se não sabe o que é isso ou como fazer, leia sobre Feeds, RSS e Atom clicando aqui) -.

HISTÓRIA DO BARÔMETRO

Algum tempo atrás recebi um convite de um colega para servir de árbitro na revisão de uma prova. Tratava-se de avaliar uma questão de Física, que recebera nota 'zero'. O aluno contestava tal conceito, alegando que merecia nota máxima pela resposta, a não ser que houvesse uma 'conspiração do sistema' contra ele. Professor e aluno concordaram
em submeter o problema a um juiz imparcial, e eu fui o escolhido.

Chegando à sala de meu colega, li a questão da prova, que dizia: Mostrar como pode-se determinar a altura de um edifício bem alto com o auxílio de um barômetro .

A resposta do estudante foi a seguinte: Leve o barômetro ao alto do edifício e amarre uma corda nele; baixe o barômetro até a calçada e em seguida levante, medindo o comprimento da corda; este comprimento será igual à altura do edifício.

Sem dúvida era uma resposta interessante, e de alguma forma correta, pois satisfazia o enunciado. Por instantes vacilei quanto ao veredicto. Recompondo-me rapidamente, disse ao estudante que ele tinha forte razão para ter nota máxima, já que havia respondido a questão completa e corretamente. Entretanto, se ele tirasse nota máxima, estaria
caracterizada uma classificação para um curso de Física, mas a resposta não confirmava isso. Sugeri então que fizesse uma outra tentativa para responder à questão.

Não me surpreendi quando meu colega concordou, mas sim quando o estudante resolveu encarar aquele que eu imaginei lhe seria um bom desafio. Segundo o acordo, ele teria seis minutos para responder à questão; isto após ter sido prevenido de que sua resposta deveria mostrar, necessariamente, algum conhecimento de física.

Passados cinco minutos ele não havia escrito nada, apenas olhava pensativamente para o teto da sala. Perguntei-lhe então se desejava desistir, pois eu tinha um compromisso logo em seguida, e não tinha tempo a perder.

Mais surpreso ainda fiquei quando o estudante anunciou que não havia desistido. Na realidade tinha muitas respostas, e estava justamente escolhendo a melhor. Desculpei-me pela interrupção e solicitei que continuasse.

No momento seguinte ele escreveu esta resposta: 'Vá ao alto do edifico, incline-se numa ponta do telhado e solte o barômetro, medindo o tempo de queda desde a largada até o toque com o solo. Depois, empregando a fórmula h = 1/2gt2 calcule altura do edifício'.

Perguntei então ao meu colega se ele estava satisfeito com a nova resposta, e se concordava com a minha disposição em conferir praticamente nota máxima á prova. Concordou, embora sentisse nele uma expressão de descontentamento, talvez inconformismo.

Ao sair da sala lembrei-me que o estudante havia dito ter outras respostas para o problema. Embora já sem tempo, não resisti á curiosidade e perguntei-lhe quais eram estas respostas.

Ah!, sim, - disse ele - há muitas maneiras de se achar a altura de um edifício com a ajuda de um barômetro.

Perante a minha curiosidade e a já perplexidade de meu colega, o estudante desfilou as seguintes explicações.

Por exemplo, num belo dia de sol pode-se medir a altura do barômetro e o comprimento de sua sombra projetada no solo. bem como a do edifício. Depois, usando uma simples regra de tres, determina-se a altura do edifício .

Um outro método básico de medida, aliás bastante simples e direto, é subir as escadas do edifício fazendo marcas na parede, espaçadas da altura do barômetro. Contando o número de marcas ter-se a altura do edifício em unidades barométricas .

Um método mais sofisticado seria amarrar o barômetro na ponta de uma corda e balançá-lo como um pêndulo, o que permite a determinação da aceleração da gravidade (g). Repetindo a operação ao nível da rua e no topo do edifício, tem-se dois g's, e a altura do edifício pode, a princípio, ser calculada com base nessa diferença .

Finalmente, concluiu, se não for cobrada uma solução física para o problema, existem outras respostas. Por exemplo, pode-se ir até o edifício e bater á porta do síndico. Quando ele aparecer; diz-se: - Caro sr. síndico, trago aqui um ótimo barômetro; se o sr. me disser a altura deste edifício, eu lhe darei o barômetro de presente '.

A esta altura, perguntei ao estudante se ele não sabia qual era a resposta 'esperada' para o problema. Ele admitiu que sabia, mas estava tão farto com as tentativas dos professores de controlar o seu raciocínio e a cobrar respostas prontas com base em informações mecanicamente arroladas, que ele resolveu contestar aquilo que considerava, principalmente, uma farsa.

Clique aqui para ler o texto completo.

Feeds, RSS e Atom: Admirável mundo novo

Sou leitor assíduo de blogs à alguns anos. O tempo dedicado aos tradicionais sites de tecnologia como IDG, PC Magazine, PC World e Informática Exame foi aos poucos compartilhado com fórums e blogs (como o Fórum do Baboo, Fórum PCs e GSF). Como uma coluna tradicional de jornal, o Blog coloca você em sintonia com os últimos acontecimentos sob a perspectiva do seu colunista predileto. Quanto mais o tempo passava mais sites entravam no meu hall da fama, até que o tempo que eu tinha para me manter atualizado não era suficiente.

Procurando otimizar meu tempo procurei entender melhor o mundo dos feeds. Boa parte dos sites que eu conhecia disponibilizavam seu conteúdo através do RSS ou do Atom, e eu ja estava enjoado de ler as vantagens desses formatos. Para adentrar nesse mundo eu precisava de um intermediário e o escolhido foi o Google Reader. Alguns motivos que motivaram minha escolha foram 1. ser da grife Google (preciso comprar minha camiseta oficial I Love Google); 2. ser um serviço online, tirando das minhas costas a preocupação com instalação, atualização e backups; 3. a familiaridade, pois ja havia testado timidamente no passado - na época o layout não me estimulou -.

Imagine ter uma revista nova por dia, disponível em um único endereço de forma prática, sem propagandas e personalisável: essa é a sensação que você tem quando assina RSS/Atom.

Pouco tempo passou e posso afirmar que essa ferramenta é fundamental para quem gosta de informação! Tenho vários sites inscritos, cobrindo vários assuntos diferentes, e consigo me manter atualizado mesmo na correria diária. Inclusive alistei mais um amigo no exército dos feeds, o Ricardo do Silver Portal. É impressionante como uma ferramenta tão prática como essa passa desapercebida, mesmo quando trabalhamos com/vivemos cercados pela tecnologia.

Se você quiser conhecer mais sobre esse admirável mundo novo dos Feeds, RSS e Atom - e usufruir deles, sabendo das últimas notícias dos seus assuntos prediletos - indico o post escrito pelo Bruno Torres, em seu site. Está bem completo!

Vamos começar? Então assine o feed do blog Beira Mar clicando aqui. Eu recomendo! :)
Clique aqui para ler o texto completo.

11 outubro 2007

Dicas para driblar o trânsito de São Paulo

Todo paulistano, seja por nascença ou por escolha, é escolado no trânsito. São muitas as horas por semana gastas de lá pra cá, daqui pra lá nessa grande metrópole! Lembro das vezes que saia de uma antiga consultoria próxima a Av. Guido Calói e tinha o privilégio de ouvir o rádio dizendo que os piores congestionamentos estavam concentrados no corredor Washington Luiz - 23 de maio - Radial Leste (meu trajeto, de cabo a rabo!).

No trânsito me sinto como um verdadeiro bandeirantes: desbravando novos territórios, ruas inóspitas que depois de mapeadas acabam valendo ouro. A pouco tempo aprendi um atalho que me leva da Berrini ao Ibirapuera em 20 minutos na hora de pico (quem conhece sabe que hora de pico é a denominação dada para as 13 horas que vão do começo do primeiro rodízio do dia até o final do segundo), uma verdadeira maravilha!

Para os que querem ganhar tempo no trânsito e não querem podem usar o transporte público, segue algumas dicas para as ruas e estradas da cidade da garoa:

CET - Companhia de Engenharia de Trânsito
http://www.cetsp.com.br/
consulte a opção fluidez (localizado no meu a esquerda) e veja uma lista com o situação das principais avenidas da cidade, além de avisos sobre batidas, pontos de alagamentos em dias de chuva, entre outras. Obs: no horário de pico o site fica congestionado (!!), portanto tenha paciência.

DERSA
http://www.dersa.sp.gov.br/
saiba a situação das estradas online

DER - Departamento de Estradas de Rodagem
http://www.der.sp.gov.br/
situação das principais estradas e câmeras online orientam você o modo "menos pior" de pegar o merecido trânsito de feriado (hoje é 12/outubro, preciso dizer mais?)

LIVE MAPS BRASIL
http://www.livemaps.com.br/
Na nova versão os mapas do tio Bill trazem a função trânsito. Com ela pode-se visualizar a situação das principais avenidas da cidade.

ESTÁDIO 97
http://www.estadio97.com.br/
Quando tudo mais falhar e você estiver preso no trânsito, não esqueça do programa de rádio feito para os motoristas com um senso de humor fino, elegante e para poucos . São duas e meia horas de programa, das 18hs as 20h30, com risadas garantidas. Detalhe: o programa teoricamente é de futebol, e eu que não ligo para esse esporte não perco um dia no caminho de volta ao lar!

Clique aqui para ler o texto completo.

09 outubro 2007

Tamanho não é documento

Quando comecei a ter contato com o mundo da micro-informática reinavam os monitores de fósforo - e acredite se quiser, eles nem sempre pegavam fogo -, Wordstar era o padrão do mercado e Windows 3.11, depois de vários anos de MS-DOS, era uma grata novidade (tenho até hoje os disquetes do 3.11 junto com os 12 disquetes do Duke Nuken, bem mais recente). Costumo lembrar desses detalhes com bem mais freqüência pois ja não é raro encontrar consultores de TI de DWXP (Depois do Windows XP).

Terminal para as novas gerações Microsoft é parada de ônibus - nesse quesito Deus salve os Linuxiitas como st. James -.

Como contra fatos não há argumentos, veja a prova de que os anos de desenvolvimento fizeram muito bem para os tecnousuários de plantão - cortesia do Update or Die -. Imagine o seu pen drive na versão anos 80:


à esquerda: 1GB de 1987
à direita: 1GB de hoje

Clique aqui para ler o texto completo.

Nota Fiscal de restaurante é dinheiro no bolso do consumidor

Se você for a qualquer restaurante hoje, no Estado de São Paulo, ao pedir a conta faça questão de informar seu CPF ao garçom e de solicitar a nota ou o cupom fiscal - a nota pode ser até mesmo aquela do bloco, preenchida a mão. O procedimento vai representar dinheiro no bolso. É que entra em vigor hoje em todo o Estado o programa Not@ Fiscal Paulista, pelo qual até 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento vai ser devolvido ao consumidor. Nos próximos meses, outros setores entrarão no programa.

Para participar não é necessário cadastro prévio, apenas forneça seu CPF na hora de solicitar a nota ou cupom fical (caso queira beneficiar uma empresa, forneça o CNPF). O crédito pode ser feito como desconto no IPVA devido ao Estado ou crédito em conta corrente, caderneta de poupança ou cartão de crédito - para fazer sua escolha entre no site do programa Not@ Fiscal Paulista e preencha o cadastro clicando em
Acesso ao Sistema, na coluna a esquerda do site.

No momento do preenchimento você podera optar por receber um e-mail cada vez que um crédito de ICMS for gerado em seu nome. Além da devolução, cada R$100,00 em compras valerá um cupom para concorrer a prêmios.

Para saber mais leia a notícia publicada no Portal da Governo do Estado de São Paulo clicando aqui.
Somos sempre cobrados quando aos nossos deveres como cidadão, então não esqueça de cobrar os seus direitos!
Clique aqui para ler o texto completo.